Prêmio ABEAR de Jornalismo

Participe do Prêmio ABEAR

Premiamos as melhores reportagens sobre o setor aéreo

Inscreva-se aqui

Sobre a Premiação

Realizado anualmente desde 2013, o Prêmio ABEAR de Jornalismo tem como objetivo estimular e reconhecer reportagens que falam sobre o setor aéreo comercial brasileiro. Aberto a participantes de todos os estados, o Prêmio aceita inscrições de matérias veiculadas em qualquer tipo de plataforma jornalística, como veículos impressos, rádio, TV e internet.

Categorias

O Prêmio ABEAR de Jornalismo contempla quatro categorias temáticas — Cargas, Competitividade, Experiência de Voo, Inovação e Sustentabilidade, a categoria Imprensa Setorizada e o Prêmio Especial Asas do Bem – Responsabilidade Social. Há também duas premiações adicionais: o Prêmio Imprensa Regional, concedido a uma reportagem finalista das categorias e produzida por um veículo ou jornalista de fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília; e o Grande Prêmio, concedido à melhor reportagem entre as categorias temáticas e imprensa setorizada.

Cargas
  • Reportagens que falam sobre as potencialidades da aviação civil comercial nacional no transporte de cargas em relação a outros modais.
  • Reportagens que destacam aspectos relevantes do transporte aéreo de cargas, como capacidade de movimentação e armazenagem, segurança, rapidez, indicadores econômicos, abrangência dos serviços, uso de tecnologia, frota e qualidade de aeronaves, evolução do segmento, treinamento de pessoal e conectividade.
  • Reportagens que abordam o funcionamento da atividade em seus aspectos gerais, como logística, facilidades, benefícios e relação custo-benefício.
Competitividade
  • Reportagens que falam do avanço da competitividade na aviação civil comercial nacional, a partir de fatores como aumento do número de usuários, redução de tarifas e ampliação da malha aeroviária, novos destinos, voos mais rápidos e incremento de procedimentos que proporcionem maior segurança aos passageiros e às tripulações.
  • Reportagens que apontam os entraves conjunturais que influenciam negativamente o crescimento do setor, como má distribuição da malha aérea, concentração de aeroportos, sobrecarga e problemas de infraestrutura nos terminais aéreos e altos custos operacionais.
  • Reportagens que esclareçam como a composição do preço no setor da aviação civil comercial nacional é diretamente impactada por fatores como impostos incidentes sobre o combustível, tarifas aeroportuária, tarifas de navegação e questões regulatórias.
  • Reportagens que mostram, isoladamente ou no conjunto das empresas, como as companhias aéreas e seus executivos trabalham suas gestões, a fim de aumentar a eficiência, diminuir custos e melhorar os serviços para os usuários, sobretudo quando as condições econômicas do país são adversas.
  • Reportagens que abordam questões relativas à infraestrutura dos aeroportos, o controle de tráfego aéreo e a fiscalização, que proporcionam melhor desempenho do setor.
  • Reportagens com foco em questões relativas à desregulamentação do setor e os benefícios que a aplicação de planos e eventuais mudanças nos regulamentos em vigor podem proporcionar a companhias e usuários.
Experiência de Voo
  • Reportagens que mostram de maneira construtiva as experiências humanas vivenciadas em viagens de avião.
  • Reportagens com foco em histórias de viagens, com personagens que caracterizem sensações particularmente satisfatórias do hábito de voar, bem como a facilidade que o avião proporciona a profissionais que se valem desse meio de transporte.
  • Reportagens contemplando os benefícios e as transformações acrescentadas à vida de novos viajantes devido à conquista da ascensão socioeconômica.
  • Reportagens que retratam a experiência e o crescimento pessoal e/ou profissional de quem trabalha na aviação.
  • Reportagens sobre a história da aviação comercial brasileira, seu desenvolvimento, personagens e fatos marcantes e que contribuam para a preservação da memória do setor.
Inovação e Sustentabilidade

• Reportagens que apresentam tecnologias do setor da aviação civil comercial nacional que resultem em mais rapidez, conforto e segurança para os usuários desse meio de transporte, assim como a todos os profissionais envolvidos em suas operações.
  • Reportagens que contemplam a aplicabilidade da sustentabilidade na aviação civil comercial nacional, por intermédio de um ou mais dos três eixos que a caracterizam (econômico, ambiental e social), em alinhamento às inovações tecnológicas que estejam sendo introduzidas pelas companhias aéreas em seus procedimentos.
  • Reportagens que mostram o potencial da racionalização de custos na formação de tarifas mais econômicas, no aumento de segurança de voo e na maior eficiência no tempo de viagens.

Imprensa Setorizada

• Reportagens produzidas por veículos especializados em aviação civil comercial nacional e áreas a ela vinculadas, como turismo e logística, entre outras, que abordam pelo menos uma das categorias Cargas, Competitividade, Experiência de Voo, Inovação e Sustentabilidade e Asas do Bem.

Prêmio Asas do Bem - Responsabilidade Social
  • Reportagens que abordem as ações de responsabilidade social realizadas/apoiadas pela aviação civil comercial nacional nas áreas de saúde, educação, cultura, esporte, acessibilidade, moradia, meio ambiente, sustentabilidade e transporte gratuito de órgãos para transplante.
Prêmio Imprensa Regional

• Este prêmio valoriza e estimula matérias produzidas sobre a aviação civil comercial nacional por veículos ou jornalistas sediados fora das cidades de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O vencedor é escolhido entre os finalistas das categorias temáticas, portanto não recebe inscrições.

Grande Prêmio

• O Grande Prêmio ABEAR de Jornalismo é concedido à melhor reportagem entre as seis vencedoras da premiação. O ganhador é anunciado apenas na cerimônia de premiação.

Galeria

Troféus 6º Prêmio ABEAR de Jornalismo
Troféus do 6º Prêmio ABEAR de Jornalismo
Premiados | 6º Prêmio ABEAR de Jornalismo e Prêmio ABEAR Spotters