Papel dos Procons é tema de aula promovida pela ABEAR

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) promoveu nesta quinta-feira (18) a quarta aula do curso “Aspectos Práticos e Técnicos no Atendimento e Relacionamento com o Consumidor”, destinado a colaboradores das empresas associadas que atuam nas áreas jurídica e de relacionamento com consumidor. A atividade, realizada em parceria com o Instituto Pesquisa Estudo Sociedade Consumo (IPS Consumo), integra o Capacitar, programa da associação que visa a atualização de competências dos colaboradores das companhias aéreas associadas. As aulas são realizadas na sede da ABEAR, em São Paulo (SP).

O presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz, participou saudando os 24 alunos presentes. “Com as edições anteriores e a temporada atual do curso, vamos cobrindo inúmeros aspectos do relacionamento com os consumidores, trazendo experiências de diversos stakeholders e criando um ambiente de compartilhamento entre os profissionais. Os retornos que temos recebido dos participantes são os melhores possíveis. Esperamos que essa avaliação seja difundida cada vez mais dentro das equipes de cada companhia para que tenhamos cada vez mais sucesso nesse trabalho de qualificação dos funcionários e na evolução da aviação comercial como um todo”, diz Sanovicz.

A palestrante convidada foi a superintendente do Procon Mato Grosso e ex-presidente da Associação Brasileira de Procons (ProconsBrasil), a advogada Gisela Simona de Souza. Ela destacou a importância dos indicadores públicos de defesa do consumidor. “Quem busca o Procon é porque realmente quer resolver o seu problema, não há segundas intenções. O Procon é o pronto socorro da cidadania”, diz Gisela, acrescentando que o grau de resolução do órgão é de 70%.

Gisela comenta que o surgimento da plataforma 100% online Consumidor.gov.br, que é utilizada para registro de reclamações é monitorada com participação do Procon, foi um marco nas relações de consumo no país. Mesmo assim, observa, ainda se faz necessária a instalação de pontos de atendimento físico ao consumidor. “Vivemos em um país enorme e de diferentes realidades. Existem cidades em que o sinal de internet é precário e que a população não tem acesso a computadores e celulares modernos. Há casos recentes em cidades pequenas, em regiões como Centro-Oeste e Nordeste, em que o Procon inaugura uma sede e antes do horário de abertura já há fila de pessoas buscando atendimento”, afirma.

Ao final da aula, Gisela compartilhou com a turma casos de reclamações realizadas por passageiros do transporte aéreo junto ao Procon em um exercício para que os alunos propusessem soluções para a resolução do problema.

A quinta e última aula do curso será realizada na próxima quinta-feira (25), com dois convidados: o senior legal manager da Samsung, Fellipe Fortes, e a gerente de relacionamento com órgãos de defesa do consumidor da Sky Brasil, Andrea Rezende. Ambos falarão sobre boas práticas no relacionamento com o consumidor e o impacto na construção da reputação corporativa. A coordenação do curso está a cargo do consultor técnico da ABEAR para Relações de Consumo, o advogado Marcos Diegues.

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