Programa Capacitar

Programa Capacitar

O Programa Capacitar promove a atualização de competências dos profissionais da aviação por meio de cursos e palestras. Ele é parte fundamental na missão da ABEAR de impulsionar o setor aéreo brasileiro.

A consolidação do programa se deu em 2014, a partir da parceria entre a ABEAR e a Confederação Nacional do Transporte (CNT). Em 2016, ele foi ampliado com o início da oferta de cursos de especialização por meio do Instituto de Transporte e Logística (ITL), promovidos pelo SEST/SENAT. Neste mesmo ano, firmou-se uma nova parceria com a Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU), na Flórida, uma das mais conceituadas instituições educacionais de aviação no mundo. Em 2017, um ato da presidência da CNT garantiu acesso amplo dos trabalhadores dos transportes, incluindo o modal aéreo, a todos os cursos livres e regulamentados (presenciais e a distância) oferecidos em suas mais de 150 unidades espalhadas pelo país.   

Em 2018, cerca de 300 colaboradores das empresas fundadoras da ABEAR participaram das atividades do Programa Capacitar.

Oportunidades de Qualificação

Curso de Especialização em Gestão de Negócios do Transporte

A pós-graduação latu sensu, ministrada pela Fundação Dom Cabral, tem como objetivo capacitar gestores e executivos de empresas de transporte e logística nas mais modernas técnicas de gestão de negócios, além de desenvolver competências para que tornem o setor mais competitivo.

O curso é gratuito e faz parte do Programa Avançado de Capacitação do Transporte, coordenado pelo ITL e promovido pelo SEST/SENAT.

Próximas turmas

  • Recife (PE) — Inscrições até 7/4/2019 — Início em 13/5/2019
  • Fortaleza (CE) — Inscrições até 8/9/2019 — Início em 7/10/2019
  • São Paulo (SP) — Inscrições até 6/10/2019 — Início em 4/11/2019

Duração: Aproximadamente 14 meses, com carga horária de 370 horas — 80% presencial, com aulas de segunda à sexta-feira, das 8h às 18h; 20% à distância

Onde: A definir

Quem pode participar: Consulte o RH de sua empresa para saber como participar.

CURSO CERTIFICAÇÃO INTERNACIONAL EM AVIAÇÃO CIVIL – AVIATION MANAGEMENT

O curso de Certificação Profissional Internacional em Gestão da Aviação – Aviation Management é ofertado pelo ITL por meio de um processo seletivo para acesso a bolsas integrais financiadas pelo SEST SENAT. As disciplinas são em sua totalidade ministradas na língua inglesa por professores da universidade americana Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU). Além das matérias gerais do estudo da gestão, os estudantes têm acesso a conteúdos específicos de gestão aplicada à aviação. Dentre as disciplinas ministradas estão Liderança, Gestão de Recursos Humanos, Gestão de Manutenção de Aeronaves e Gestão de Programas de Segurança Operacional em Aviação/Aeroespaço. Cada módulo compreende duas disciplinas realizadas em oito semanas, sendo uma semana de aulas presenciais executadas na sede da ABEAR, em São Paulo, e outras sete delas em ambiente virtual, com aulas expositivas, trabalhos individuais e em grupo, e fóruns para debate com participação de professores e alunos. Ao todo são 14 meses de duração e carga de 390 horas. Ao fim dos módulos, os alunos devem realizar um trabalho de conclusão de curso, em grupo, focado na solução de problemas atuais que suas empresas ligadas ao transporte aéreo de passageiros e de cargas enfrentam, trazendo inovações para o setor. A apresentação dos trabalhos é realizada no último módulo, cuja semana presencial acontece no campus de Daytona Beach da ERAU, na Flórida

Duração: 14 meses, com carga de 390 horas

Onde: A definir

Quem pode participar: Consulte o RH de sua empresa para saber como participar.

O SEST/SENAT tem uma ampla gama de cursos específicos para os profissionais do transporte aéreo de passageiros e cargas, em formato presencial ou à distância. São cerca de 240 cursos livres ofertados nas mais de 150 unidades do SEST/SENAT em todos os estados brasileiros e aproximadamente 58 cursos regulamentados — dentre eles, cursos técnicos definidos em parceria com instituições reguladoras, como a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC).

Cursos a distância

Para saber mais ou se inscrever, entre em contato por meio dos canais de atendimento do SEST SENAT ou procure a unidade mais próxima de você:

Os encontros de capacitação técnica têm como objetivo envolver especialistas e profissionais do transporte aéreo de passageiros e cargas. De curta duração, eles visam reunir técnicos e consultores especializados em temas relacionados à regulamentação, segurança, operação de voos, gestão do transporte aéreo e relações de consumo.

Próximos encontros

Programa de Formação e Capacitação em Relações de Consumo & Boas Práticas

Funcionária recebe passageiros no check-in

Curso 1: Aspectos Práticos e Técnicos no Atendimento e Relacionamento com o Consumidor

Objetivo: Possibilitar aos profissionais as empresas aéreas associadas aprimorar seus conhecimentos e compartilhar experiências sobre o atendimento e relacionamento com consumidores. O curso será presencial e contará com aulas expositivas, estudos de casos e círculos debates com especialistas.

Formato: Curso presencial. Serão cinco aulas/exposições com duração de 4h cada, das 9h às 13h.

Público alvo: Profissionais de atendimento e relacionamento com clientes, ouvidoria, assessoria de comunicação, marketing, serviços de pós-venda, áreas de qualidade, jurídico interno e externo.

Aula 1: Introdução ao Direito do Consumidor no Brasil, atuação do Sistema Nacional de Defesa do Consumidor e perspectivas globais

Data: 06/06

Professora: Juliana Pereira — Diretora Executiva de Clientes do Grupo Qualicorp, Conselheira do Conselho de Autorregulação Bancária da FEBRABAN, Ex Secretaria Nacional do Consumidor

Aula 2: Jornada do Cliente e Atendimento 2.0

Data: 13/06

Professor: Fábio Magalhães — Ouvidor User Experience de Clientes – Banco Votorantim

Aula 3: O papel das novas tecnologias e ferramentas de autocomposição como instrumento de solução de conflitos de consumo

Data: 04/07

Professora: Lorena Tamanini R. Tavares — Superintendente de Projetos e Inovação para Clientes do Grupo Qualicorp

Aula 4: O procedimento de atendimento nos Procons e o papel dos   indicadores públicos de defesa do consumidor, desafios e oportunidades

Data: 18/07

Professora: Gisela Simona Viana de Souza — Superintendente do Procon do Mato Grosso, Ex-Presidente Procon Brasil

Aula5: As boas práticas no relacionamento com o consumidor e o impacto na construção da reputação corporativa, experiências exitosas

Data: 25/07

Case 1: Samsung, com Fellipe Fortes — Senior Legal Manager – Samsung Electronic

Case 2: Sky Brasil, com Andrea Rezende — Gerente de Relacionamento com Órgãos de Defesa do Consumidor na Sky Brasil

Organização: Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e Instituto de Pesquisas e Estudos, Sociedade e Consumo – IPSConsumo.

Para mais informações, entre em contato:

Parceiros