Como planejar a sua bagagem de mão: tamanhos, pesos e dicas
Você começou a planejar a sua próxima viagem mas está indeciso sobre o tipo de mala que deve levar? Para descomplicar a sua vida, vamos dar dicas para você acertar na bagagem de mão para avião. Com isso, você terá todas as informações de maneira simples e fácil. Do tamanho e peso da bagagem até o que você pode transportar e o que não pode de forma nenhuma.
O que é bagagem de mão para avião?
Antes de mais nada, é necessário entender realmente o que é bagagem de mão. Basicamente, ela é definida como tudo que pode ser carregado por você na cabine da aeronave. Inclusive, por ficar com o passageiro no avião, esse tipo de bagagem é de inteiro cuidado e responsabilidade da pessoa.
Vale também lembrar a diferença para a bagagem despachada, que é entregue à companhia aérea no momento do check-in. Ela é transportada no porão do avião e pode ser cobrada dependendo da franquia. Quer entender mais sobre franquia de bagagem despachada? Confira aqui.
Por isso, para saber o que é bagagem de mão para avião, é importante estar atento a todos os objetos que podem ser levados na cabine. Fazem parte da bagagem de bordo: uma mala de mão e um item pessoal.
Esse objetos pessoais correspondem a uma bolsa pequena, pasta de trabalho, ou um case de notebook. Também entram na relação guarda-chuvas, material de leitura, bolsa feminina, máquina fotográfica e outros itens eletrônicos como celular e tablet.
Somados, eles devem respeitar a franquia e as dimensões impostas pela empresa no contrato de transporte aéreo.
Franquia de bagagem de mão
Não existe custo sobre a bagagem de mão para avião, desde que ela esteja dentro das regras das empresas aéreas. As companhias podem exigir que os passageiros despachem volumes que ultrapassem as dimensões ou os limites de peso permitidos a bordo. Essas informações são determinadas pelas empresas e estão obrigatoriamente descritas no contrato de transporte.
Mas como funciona a franquia de mala de mão? Após nova regulamentação da Anac (Agência Nacional da Aviação Civil), a franquia para viagens nacionais ou internacionais passou a ser de 10 kg. Esse limite é válido para AZUL, GOL, LATAM e VOEPASS. A MAP – por causa dos modelos de aeronaves que opera – tem como peso limite para a bagagem de mão 5 kg.
Se o total da bagagem de mão pesar mais do que o peso limite, você pode ter que despachar e pagar pelos quilos excedentes. Para evitar a tarifa extra, a sugestão é pesá-la antes de ir ao aeroporto para garantir que tudo esteja certo para embarcar.
Medidas da mala de mão
Além da franquia, é importante ficar de olho no tamanho permitido para a bagagem de mão para avião. Confira as dimensões máximas para a mala de mão e para o item pessoal nas principais companhias aéreas brasileiras:
Mala de mão:
AZUL, GOL e LATAM: 55 cm X 35 cm x 25 cm
VOEPASS e MAP: 55 cm X 35 cm X 22 cm
Item pessoal:
AZUL, LATAM e VOEPASS: 45 cm X 35 cm X 20 cm.
GOL: 43 cm X 32 cm X 22 cm
MAP: não permite o transporte de mais um item a bordo
Atenção: se a sua bagagem de mão ultrapassar os limites, as companhias se reservam o direito de transportá-la como bagagem despachada.
Confira aqui todas as regras de bagagem das companhias aéreas.
Se você tem outros tipos de bagagem e não sabe se pode levar no voo, confira mais sobre bagagem especial.
Como guardar suas bagagens na cabine?
Ao embarcar com sua mochila de mão e seu artigo pessoal, você sabe onde deve deixá-los? Sua bolsa de mão deve ser colocada no compartimento de bagagem sobre o seu assento. Já o artigo pessoal pode ser levado debaixo do assento à sua frente. Porém, se você estiver sentado ao lado de uma saída de emergência ou na primeira fila, também deve usar o compartimento de bagagem.
O que é recomendado levar na mala de mão?
Agora que você já conhece as medidas e franquia da bagagem de mão para avião, vamos te ajudar a decidir quais pertences carregar. Aconselha-se a levar na mala de mão ou na bolsa objetos frágeis, importantes, de valor econômico e sentimental ou úteis para a viagem. Por exemplo:
- Equipamentos eletrônicos (laptop, celular, câmera);
- Remédios, dinheiro, documentos e chaves;
- Material para leitura ou conforto pessoal (como tampões de ouvido, máscara para cobrir os olhos, travesseiros de pescoço etc.);
- É bom levar agasalho, pois, em algumas aeronaves, a temperatura pode ficar baixa;
- Leve uma muda de roupa adequada ao clima na cidade de destino. Vale também como precaução em caso de extravio da bagagem.
Quais aparelhos eletrônicos são liberados no avião?
Podem ser usados durante todas as fases da viagem celulares e tablets, além de laptops e câmeras, entre outros aparelhos. Isso inclui pouso e decolagem, desde que os equipamentos que se conectam à internet estejam em modo avião. Algumas aeronaves oferecem o serviço de internet wi-fi. Confira aqui quais companhias disponibilizam este serviço.
Bagagem de mão: itens permitidos
Para quem não sabe, há regras específicas para o transporte de alguns tipos de objetos na bagagem de mão para avião. Conhecer essas exigências é fundamental para embarcar sem problemas e imprevistos. Veja a lista do que está liberado:
- Aparelhos de barbear, tesouras arredondadas com lâminas menores de 6 cm;
- Lixa de unha metálica de menos de 6 cm sem ponta perfurante ou aresta cortante;
- Lapiseiras e canetas tinteiro menores que 15 cm;
- Um isqueiro com gás ou fluido (apenas um);
- Bastão de selfie. Porém o equipamento não deve exceder, somado ou em substituição à bagagem de mão, os limites de peso e volume permitidos;
- Apenas em voos domésticos, no máximo, 5 garrafas de bebida alcoólica de até um litro cada. Mas desde que elas estejam lacradas e tenham teor alcoólico inferior a 70%;
- No máximo, 4 unidades de spray de uso médico ou de higiene pessoal, em frascos de até 300 ml ou 300 g.
Observação: Algumas restrições podem ser aplicadas pelo agente de segurança no canal de inspeção.
Bagagem de mão: itens proibidos
Também é importante que você conheça o que não pode levar de forma alguma na bagagem de mão para avião. Confira:
- Objetos pontiagudos ou cortantes (tesoura, canivete, navalha etc.);
- Outros instrumentos que possam ferir (martelo, alicate, bastões etc.);
- Substâncias tóxicas, explosivas ou inflamáveis (aerossóis, fluido de isqueiro etc.);
- Armas e réplicas de armas.
Apenas agentes públicos que comprovem estar realizando funções específicas, como escolta de autoridade ou atividade investigatória, por exemplo, podem portar armas na cabine. Mesmo assim, eles precisam de anuência da Polícia Federal mediante apresentação de autorização da autoridade a qual representa.
Os passageiros que não se encaixem nesse perfil só podem transportar armas e munições como bagagem despachada. Porém também é necessária a autorização da Polícia Federal, que deve ser apresentada no momento do despacho.
Bagagem de mão nas viagens internacionais
Além das proibições listadas acima, os voos internacionais possuem outras limitações.
- Não é permitido levar líquidos, géis e pastas em recipientes com mais de 100 ml de volume. Além disso, todos os líquidos e cremes abaixo desse volume devem ser armazenados com folga dentro de um saco plástico transparente vedado de até 1 litro (20 cm x 20 cm), a ser apresentado na inspeção de embarque. Só é permitida uma embalagem dessas por passageiro;
- Líquidos adquiridos no free shop serão aceitos só se estiverem em sacola selada. Precisam também estar acompanhados das notas fiscais do dia do voo. Mesmo assim, não há garantia de que a embalagem será aceita em outros países no caso de conexão;
- Alimentos de bebê, xaropes e soros devem ser levados somente na quantidade necessária para todo o período da viagem de ida (incluindo escalas e conexões).
As vantagens da bagagem de mão
Você pode viajar bem só com a bagagem de mão, sabia? Veja os benefícios de contar com a mala de bordo, principalmente, em viagens curtas.
Economia: a mala de mão é gratuita dentro dos limites estabelecidos pelas companhias.
Rapidez: levar só itens de mão é prático tanto no embarque quanto no desembarque. Ainda mais que você não precisa esperar sua mala aparecer na esteira.
Locomoção: mesmo com rodinhas, uma mala grande que precisa ser despachada é pesada e atrapalha o seu deslocamento.
Sem extravio: sem despachar a mala para o compartimento de carga, você não corre risco de extravio. Saiba mais sobre bagagem extraviada. (link para texto de extravio de bagagem)
Agora você está pronto para a sua viagem. Se quiser dicas gerais sobre bagagem para viagem, leia aqui.
Posso levar um animal doméstico no avião?
Quem tem animais de estimação e quer levar o seu companheiro junto também deve atender às exigências. Normalmente, cães e gatos podem ser transportados, mas isso depende do porte e da raça do animal. É possível levá-los na cabine de passageiros ou no bagageiro do avião conforme as restrições das companhias.
Por isso, é importante verificar com antecedência as regras e as tarifas da empresa aérea. Confira aqui todas as informações sobre transporte de animais domésticos.