Asas do Bem
Em 2014, a ABEAR lançou o programa Asas do Bem, com o objetivo de divulgar a importância do transporte gratuito de órgãos, tecidos, equipes médicas e materiais para transplantes realizado diariamente no país por suas associadas.
O Brasil tem o maior sistema público de transplantes do mundo e a contribuição da aviação comercial no transporte de órgãos teve início em 2001. O esforço inclui atualmente, além da ABEAR e suas associadas, outras companhias aéreas, o Ministério da Saúde (Central Nacional de Transplantes), o Ministério da Infraestrutura (Secretaria Nacional de Aviação Civil), o Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira – FAB, Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, e Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea – CGNA), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), aeroportos concessionados e a Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA).
A aviação comercial realiza mais de 80% dos transportes por via aérea para transplantes. A cada ano, cerca de 9 mil órgãos e tecidos doados chegam a tempo aos pacientes graças à agilidade do avião.
As aeronaves que levam materiais para transplantes têm prioridade de pouso e decolagem e os recipientes com os órgãos viajam sob cuidados especiais da tripulação ou acompanhados de uma equipe médica.
Em sua próxima viagem, você pode embarcar em um avião que levará um órgão para uma pessoa que espera ansiosamente por uma nova chance.