COVID-19

Confira informações atualizadas sobre coronavirus e viagens de avião

Assistência especial

Gestantes

Grávidas podem viajar de avião, mas é recomendável consultar o médico antes. As passageiras gestantes têm direito a atendimento especial e prioritário nos processos no aeroporto, como despacho de bagagem, inspeção de segurança e embarque.

Cada companhia aérea tem suas regras específicas. Em geral, não há restrições em voos até 27 semanas (no caso de GOL e VOEPASS) ou até 29 semanas (LATAM, ou 27 semanas se o voo for pro Peru). Para gestações gemelares ou de risco elevado, regras especiais são aplicadas.

Por volta da 36ª semana (ou da 32ª semana, no caso de gêmeos), as companhias podem solicitar uma autorização médica específica, o acompanhamento presencial do obstetra ou, ainda, não autorizar o voo, caso a data provável do parto esteja próxima. Confira as regras:

GOL

GESTAÇÃO SIMPLES:

Até 27 semanas: não há pedido de documentação extra.

De 28 a 35 semanas: exige atestado médico com validade de 30 dias.

De 36 a 37 semanas: exige atestado médico com validade de 30 dias e preenchimento de Declaração de Responsabilidade assinada pelo médico e pela gestante.

A partir de 38 semanas: embarque permitido apenas em situações de extrema necessidade. Exige atestado médico com validade de 30 dias, preenchimento de Declaração de Responsabilidade assinada pelo médico e pela gestante e acompanhamento de um(a) médico(a) obstetra.

 

GESTAÇÃO DE GÊMEOS:

Até 25 semanas: não há pedido de documentação extra.

De 26 a 31 semanas: exige atestado médico com validade de 30 dias.

De 32 a 37 semanas: exige atestado médico com validade de 30 dias e preenchimento de Declaração de Responsabilidade assinada pelo médico e pela gestante.

A partir de 38 semanas: embarque permitido apenas em situações de extrema necessidade. Exige atestado médico com validade de 30 dias, preenchimento de Declaração de Responsabilidade assinada pelo médico e pela gestante e acompanhamento de um(a) médico(a) obstetra.

Confira outras dúvidas no site da GOL.

LATAM

GESTAÇÃO SIMPLES:

Até 29 semanas: não há pedido de documentação extra.

De 30 a 35 semanas: exige-se, no aeroporto, apresentação de atestado médico emitido no máximo até 10 dias antes da viagem.

De 36 a 38 semanas: exige-se o envio (pelo menos 48h antes do voo) do atestado médico para autorização da área médica da LATAM. O documento deve ser emitido no máximo 10 dias antes da viagem.

A partir de 39 semanas: não poderá viajar pela companhia.

 

GESTAÇÃO DE GÊMEOS:

Até 29 semanas: não há pedido de documentação extra.

De 30 a 31 semanas: exige-se, no aeroporto, apresentação de atestado médico emitido no máximo até 10 dias antes da viagem.

De 32 a 38 semanas: exige-se o envio (pelo menos 48h antes do voo) do atestado médico para autorização da área médica da LATAM. O documento deve ser emitido no máximo 10 dias antes da viagem.

A partir de 39 semanas: não poderá viajar pela companhia.

 

VOOS PARA O PERU (de acordo com  regulamentos do país)

Em caso de viagens que tenham o Peru como destino ou ponto de partida, aplicam-se regras mais restritas:

Até 27 semanas: não há pedido de documentação extra.

De 28 a 31 semanas: exige-se, no aeroporto, apresentação de atestado médico emitido no máximo até 10 dias antes da viagem.

De 32 a 35 semanas: exige-se a apresentação do atestado médico no aeroporto e também o envio (pelo menos 48h antes do voo) do mesmo para autorização da área médica da LATAM. O documento deve ser emitido no máximo 10 dias antes da viagem.

A partir de 36 semanas: não poderá viajar de ou para o destino.

Confira outras dúvidas no site da LATAM.

VOEPASS/MAP

GESTAÇÃO SIMPLES:

Até 27 semanas: exige o preenchimento da Declaração de Responsabilidade fornecida pela companhia nos aeroportos.

De 28 a 35 semanas: exige o preenchimento da Declaração de Responsabilidade fornecida pela companhia nos aeroportos e a apresentação de atestado médico (com validade de até 30 dias).

A partir de 36 semanas: exige o preenchimento da Declaração de Responsabilidade, a apresentação de atestado médico (com validade de até 30 dias) e o acompanhamento de um(a) médico(a) obstetra na viagem.

GESTAÇÃO DE GÊMEOS:

Até 24 semanas: exige o preenchimento da Declaração de Responsabilidade fornecida pela companhia nos aeroportos.

De 25 a 31 semanas: exige o preenchimento da Declaração de Responsabilidade fornecida pela companhia nos aeroportos e a apresentação de atestado médico (com validade de até 30 dias).

A partir de 32 semanas: exige o preenchimento da Declaração de Responsabilidade, a apresentação de atestado médico (com validade de até 30 dias) e o acompanhamento de um(a) médico(a) obstetra na viagem.

Confira outras dúvidas no site da VOEPASS.