Você sabia que a arremetida é um procedimento normal e seguro?

O pouso de uma aeronave envolve uma sequência de manobras e ações coordenadas que inclui desde aproximação da pista até a parada total em segurança. Mas durante o procedimento, o piloto interrompe a aproximação da pista de pouso e decide arremeter. Afinal, o que é isso?
Arremetida é um procedimento de segurança durante a fase de aproximação e pouso de uma aeronave. A ação, também conhecida como “go-around”, em inglês, ocorre quando o piloto interrompe o processo de aproximação já iniciado e retorna a aeronave ao ar, ganhando altitude para uma nova tentativa de aproximação e pouso. Neste momento, a tripulação se comunica com a torre de controle para avaliar as condições para realizar o pouso naquele aeroporto ou para prosseguir para outro aeroporto como alternativa.
Por que isso acontece?
- Alterações das condições climáticas, mudança da intensidade e direção do vento
- Pista obstruída por outro avião, veículo ou animal
- Instrução da torre de controle
- Aviação em trajetória não estabilizada para o pouso
Para os passageiros, a súbita aceleração da aeronave, quando o procedimento deveria ser concluído, costuma ser uma experiência inesperada. Embora possa causar apreensão, a arremetida é uma manobra de segurança comum, executada com precisão, treinada com recorrência pelas tripulações em simuladores e praticada no mundo todo.
“A arremetida é um procedimento padrão de segurança na aviação, executado rotineiramente pelas tripulações e com total tranquilidade. A manobra demonstra o comprometimento das companhias aéreas e dos seus pilotos com a segurança dos passageiros. Longe de ser motivo de preocupação, é a garantia que o pouso só ocorrerá quando todas as condições estiverem adequadas e os parâmetros de voo, estabilizados”, afirma o diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, Raul de Souza.
Portanto, da próxima vez que você experimentar uma arremetida durante um voo, lembre-se: não é motivo para alarde, mas uma prova de que a segurança é um princípio inegociável para as empresas aéreas.