Transporte aéreo global de cargas cresce 10,4% durante o 1º semestre
A demanda global por transporte aéreo de cargas cresceu 10,4% no primeiro semestre deste ano, na comparação anual. De acordo com a Associação Internacional do Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês), foi o melhor resultado para o período desde 2010. A capacidade dos aviões para esse tipo de atividade teve expansão de 3,6% de janeiro a junho, em relação ao mesmo período do ano passado. O aproveitamento das aeronaves ficou em 44,8%.
A performance robusta do transporte global de cargas, no primeiro semestre, foi confirmada pelos resultados de junho, quando a demanda teve crescimento de 11% em relação ao mesmo mês de 2016. A oferta, por sua vez, teve alta de 5,2% na mesma comparação, com aproveitamento dos aviões de 45%.
A América Latina mostrou o desempenho semestral mais fraco entre as seis regiões analisadas pela IATA, com variação positiva de 0,3% diante do primeiro semestre de 2016. A capacidade recuou 0,6% na mesma base de comparação e o aproveitamento dos aviões ficou em 32,3%. Em junho, o transporte de cargas na região cresceu 9,8% na comparação anual, com aumento de 2,9% na oferta e ocupação de 33,5%.