Relacionamento das empresas aéreas com o consumidor melhora em todos os índices no 4º tri de 2022, segundo o Boletim do Consumidor.gov

O desempenho das empresas aéreas no relacionamento com os consumidores melhorou em todos os índices medidos pelo Boletim do Consumidor.gov durante o 4º trimestre de 2022, em relação ao mesmo período de 2021, conforme divulgou a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Segundo o levantamento, o número absoluto de reclamações teve queda de 44,3% e o índice de queixas a cada 100 mil passageiros recuou 51,6%, na mesma comparação.

O índice de solução das reclamações, medido pelos próprios consumidores, teve uma melhora de 12,4%. O índice de satisfação, calculado por meio de notas dos passageiros que vão de 1 a 5, foi de 3,5, a melhor nota desde o 1º trimestre de 2017, início da série histórica do Consumidor.gov. Acesse aqui a íntegra do levantamento.

“Depois de todos os desafios da pandemia da Covid-19, com cancelamentos, remarcação de bilhetes e a volta gradual da demanda, encerramos 2022 mostrando que as companhias aéreas estão focadas em oferecer um serviço de qualidade aos passageiros. Buscamos diariamente trilhar este caminho, inclusive dialogando frequentemente com a ANAC e com a Secretaria Nacional do Consumidor, para que os índices sigam sempre positivos”, diz o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz.

Acesse todas as notícias