Qual a funcionalidade dos flaps de uma aeronave?

Quem viaja em assentos próximos às asas de uma aeronave já deve ter se deparado com a seguinte cena: momentos antes do pouso, abas são estendidas na parte posterior (bordo de fuga) das asas, tornando-as ainda maiores. Esses dispositivos são conhecidos como flaps (veja na animação abaixo). “São superfícies de hipersustentação do avião, contribuindo principalmente no aumento da sustentação, permitindo a redução da velocidade antes da aeronave tocar o solo”, diz o comandante Paulo Alonso, consultor técnico da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). Os flaps são utilizados, também, nas decolagens em pistas pequenas, pois auxiliam na sustentação para o avião levantar voo.

Além dos flaps, as asas e a cauda de uma aeronave contam com diversos dispositivos que são primordiais nas diversas etapas de um voo. Veja abaixo:

Slats

Localizados na parte dianteira da asa (bordo de ataque, na animação acima), os slats também são abas móveis acionadas antes do pouso, a exemplo dos flaps. Auxiliam na sustentação da aeronave.

Aileron

São mecanismos localizados nas pontas das asas. Auxiliam na rotação do avião. Quando o aileron da asa esquerda se move para cima, automaticamente o da asa direita atua para baixo – e vice-versa. O avião “gira” em direção à asa em que o mecanismo é levantado.

Spoilers

Outro dispositivo que é comum aos olhos de quem senta em poltronas próximas às asas. Os spoilers ficam na parte superior das asas e são acionados quando o avião toca o solo, reduzindo a sustentação das asas para firmar a aeronave no solo e possibilitar a frenagem ao longo da pista. São utilizados também durante o voo para redução de velocidade.

Rudder (leme)

Localizado na parte traseira, auxilia nas curvas do avião.

Elevator

Também chamado de profundor. É o responsável pelas subidas e descidas da aeronave.

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