Pesquisa MI/SAC indica aprovação dos serviços das companhias aéreas nos aeroportos
Os serviços prestados pelas companhias aéreas nos principais aeroportos brasileiros seguem bem avaliados pelos passageiros. Na mais recente edição da “Pesquisa de Satisfação do Passageiro e de Desempenho Aeroportuário”, realizada pelo Ministério da Infraestrutura (MI) e coordenada pela Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), referente ao 3º trimestre de 2019, o índice de satisfação com as empresas aéreas alcançou a nota média 4,52. No período anterior, esse índice era de 4,50. Na média geral por agrupamento de indicadores, as companhias aéreas ficaram atrás apenas dos órgãos públicos na avaliação dos passageiros. Confira as notas médias para cada grupo de indicadores nesta edição:
Realizada trimestralmente desde 2013, a pesquisa avalia a experiência dos passageiros em relação à qualidade da infraestrutura dos aeroportos, às facilidades disponíveis (serviços comerciais), ao atendimento dos órgãos públicos atuantes nos terminais, ao transporte público oferecido, além dos serviços das companhias aéreas prestados em solo. São, ao todo, 37 indicadores avaliados. Os passageiros, por meio de entrevistas, conceituam cada um dos indicadores em uma escala entre 1 e 5. O presente levantamento foi feito entre os meses de julho e setembro deste ano, com 25.461 usuários dos 20 principais aeroportos do país.
Todos os seis quesitos relacionados às companhias aéreas obtiveram notas acima de 4. Confira, abaixo, o desempenho de cada um deles: