Jurema Monteiro destaca a importância da mulher na aviação em evento da ANAC
A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, destacou o cenário e os desafios da inclusão de mulheres no setor aéreo em evento realizado nesta sexta-feira (8), Dia Internacional da Mulher. O encontro, “Aviação, substantivo feminino”, foi promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), em parceria com a Universidade de Brasília (UnB) e a Associação das Mulheres Aviadoras do Brasil (AMAB).
“Hoje nos reunimos e celebramos as conquistas individuais e o impacto coletivo das mulheres que atuam no setor aéreo. Partindo do reconhecimento da contribuição delas é que entendemos a essencial atuação institucional, da diversidade e da inclusão na nossa indústria. A presença de mulheres em todos os elos do modal aéreo não apenas fortalece nossa capacidade de inovação e resolução de problemas, mas também reflete os valores fundamentais de igualdade e de oportunidade para todos”, disse o diretor da ANAC, Ricardo Catanant, na abertura do evento. Ele destacou também a criação do Asas para Todos, programa da agência voltado para a diversidade no setor aéreo, que já está em fase de estruturação.
“O principal desafio que temos hoje é que existam homens que tenham esse olhar, de abrir portas para as mulheres. Muitos de vocês aqui conheceram o Eduardo Sanovicz, que foi o presidente da ABEAR até maio do ano passado. Ele foi uma dessas pessoas que teve essa sensibilidade, juntamente com o Conselho da ABEAR, que infelizmente muitos homens não possuem no mercado de trabalho”, disse a presidente da ABEAR.
Jurema destacou também o quanto a diversidade impacta os ambientes de trabalho e a importância de mulheres em cargos de liderança. “O valor de ter diversidade em posição de liderança é ter formas diferentes de encarar desafios. Ter um olhar com diversidade é ver o todo de várias formas. Temos sempre que ver essa riqueza, essa diferença, sem reproduzir um modelo masculinizado no dia a dia. Não podemos esquecer também de fazer networking e de estarmos prontas para ter acesso a essas posições de lideranças. E quando estivermos nesse lugar mais alto, não podemos esquecer de trazer outras mulheres para este lugar”, concluiu.
Participaram também do evento a diretora de Relações Institucionais e Governamentais da BOEING, Juliana Pavão; a gerente de Relações Institucionais da Embraer, Verônica Prates; o coordenador do Comitê de Equidade da ANAC, Luiz Brettas; a decana de Pesquisa e Inovação da UNB, Maria Emília Machado Telles, e os professores da universidade Fabio Iglesias, Victor Celestino, Inez Lopes de Farias, Polliana Candida Martins e Carla Sabrina Antloga.