Demanda por voos domésticos cresce 9,2% em janeiro
A demanda por voos domésticos no Brasil cresceu 9,2% em janeiro, em relação ao mesmo mês de 2014, entre as integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR). A oferta de assentos teve aumento de 4,1% na mesma base de comparação. Com isso, a taxa média de ocupação dos aviões ficou em 84,6%, quase quatro pontos percentuais a mais do que o resultado do mesmo período do ano passado.
Foram transportados 9,7 milhões de passageiros em voos nacionais, em janeiro, o que representou uma alta de 12,5% na comparação anual. O fluxo de passageiros em voos internacionais, operados pelas associadas à ABEAR, teve expansão de 32,9% no mês passado, ante janeiro de 2014. A oferta de assentos, por sua vez, cresceu 26,4% na mesma base de comparação. Foi o sétimo mês consecutivo de aumento nesse indicador.
“O ano passado fomos muito ajuizados em relação à oferta, buscando rentabilidade. Creio que as atitudes que cada uma das empresas vão tomar neste ano levarão em conta a manutenção da qualidade da operação aérea”, afirmou o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.