Demanda global por viagens aéreas cresceu 41,3% em novembro

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais registrou crescimento de 41,3% em novembro de 2022, em comparação com igual mês de 2021, divulgou hoje (9) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A oferta teve alta de 23,8% na mesma comparação, com a taxa de ocupação dos aviões de 80,8%, o que representou uma queda de 10 pontos percentuais.

“Os resultados de novembro reforçam que os consumidores estão desfrutando plenamente da liberdade de viajar. Infelizmente, as reações à reabertura das viagens internacionais pela China em janeiro nos lembram que muitos governos ainda estão fazendo política científica quando se trata de COVID-19 e viagens. Epidemiologistas, o Centro Europeu de Prevenção e Controle de Doenças e outros disseram que a reintrodução de testes para viajantes da China pouco pode fazer para conter um vírus que já está presente em todo o mundo”, afirmou o diretor-geral da IATA, Wille Walsh.

Cargas

O transporte aéreo global de cargas apresentou retração de 13,7% em novembro, ante igual mês de 2021. A oferta, por sua vez, recuou 1,9% na mesma comparação. Com isso, o aproveitamento das aeronaves ficou em 49,1%, o que correspondeu a uma queda de 6,7 pontos percentuais.

Acesse todas as notícias