Demanda global por viagens aéreas cresce 3,8% em agosto
A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 3,8% em agosto, em relação ao mesmo mês de 2018, informou nesta quinta-feira (10) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). O índice está acima do observado em julho, quando o aumento foi de 3,6% em comparação com o ano anterior. A capacidade das aeronaves para transporte de passageiros (disponibilidade de assentos) aumentou 3,5% e a taxa de ocupação cresceu 0,3 ponto percentual, chegando a 85,7%, o que representa um novo recorde para o mês.
Nos oito primeiros meses do ano, o crescimento acumulado da demanda foi de 4,5% em comparação com o mesmo período do ano passado. Entre janeiro e agosto, a oferta de assentos aumentou 4% e a taxa de ocupação atingiu 83%, número 0,4 ponto percentual acima do observado em 2018.
Segundo o diretor-geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac, embora tenha-se observado uma retomada da demanda de passageiros em agosto em relação a julho, o crescimento permanece bem abaixo do ritmo anual de aproximadamente 8,5% observado no período entre 2016 e o primeiro trimestre de 2018. “Isso reflete o impacto de desacelerações econômicas em alguns mercados-chave, incerteza sobre o Brexit e a guerra comercial entre os Estados Unidos e a China”, declara Juniac. “No entanto, as companhias aéreas estão fazendo um ótimo trabalho de adequar a capacidade à demanda, com 85,7% de ocupação das aeronaves”, finaliza.