Demanda global por viagens aéreas cresce 2,4% em janeiro
A demanda global por viagens aéreas cresceu 2,4% em janeiro, em relação ao mesmo período do ano passado, divulgou hoje (4) a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). Na comparação com dezembro de 2019, houve recuo de 4,6%. Foi o menor ritmo de expansão mensal desde abril de 2010, quando cinzas vulcânicas na Europa resultaram no cancelamento maciço de voos na região.
Ainda em janeiro, a capacidade das aeronaves para o transporte de passageiros cresceu 1,7% e a taxa de ocupação aumentou 0,6 ponto percentual e atingiu 80,3%, nas comparações anuais.
Segundo o diretor-geral da IATA, Alexandre de Juniac, os resultados do primeiro mês do ano demonstram o início das consequências do surto do novo coronavírus (Covid-19) em todo mundo. “Janeiro foi apenas a ponta do iceberg em termos do impacto no tráfego aéreo devido ao surto de Covid-19. As principais restrições de viagens na China não começaram antes de 23 de janeiro, no entanto, já foi o suficiente para causar o crescimento de tráfego mais lento em quase uma década”, disse Juniac.
Carga aérea
A IATA também divulgou hoje redução de 3,3% no transporte aéreo global de cargas em janeiro, em comparação com mesmo período do ano passado. Foi a décima queda consecutiva no volume carga transportada na comparação anual.
A capacidade de carga aumentou 0,9%, na mesma base de comparação. Já o aproveitamento das aeronaves para essa atividade mostrou queda de 1,9 ponto percentual e encerrou o mês em 45%. O crescimento da capacidade ultrapassou a expansão da demanda pelo 21º mês consecutivo.