CONAERO destaca a cooperação com empresas aéreas para o transporte gratuito de órgãos
O presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz, participou hoje (7) da reunião da Comissão Nacional de Autoridades Aeroportuárias (CONAERO), onde foram discutidos temas como a preparação do setor aéreo para a alta temporada 2022/2023 e o plano de trabalho dos comitês técnicos da comissão.
Presidindo o encontro, o secretário nacional de aviação civil, Ronei Glanzmann, aproveitou para parabenizar a ABEAR e as demais entidades parceiras pela renovação do Acordo de Cooperação para Transporte de Órgãos para Transplante. Conhecido como ‘Asas do Bem’, o programa criado pela ABEAR já viabilizou o transporte gratuito de mais de 57 mil órgãos, tecidos, itens para transplante e equipes médicas. Ronei Glanzmann atuou fortemente para o sucesso da iniciativa, que é parte do Sistema Único de Saúde (SUS) e um dos maiores programas de transplante de órgãos do mundo.
Eduardo Sanovicz ressaltou a importância de uma atuação integrada para a continuidade da iniciativa. “Agradecemos e parabenizamos a todos do ecossistema da aviação que colaboram com o transporte gratuito de órgãos e que têm um papel fundamental para salvar milhares de vidas todos os anos. Nós reconhecemos o trabalho de cada um que viabiliza essa conexão fundamental entre o paciente e a sua nova chance”.
Asas do Bem
O Programa Asas do Bem conta com o esforço de companhias aéreas, Ministério da Saúde, Confederação Nacional do Transporte (CNT), Ministério da Infraestrutura (Secretaria Nacional de Aviação Civil – SAC), Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira – FAB, Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, e Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea – CGNA), Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Infraero, aeroportos concessionados e Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA).