Companhias aéreas transportaram gratuitamente quase 2,6 mil itens para transplantes no 1º semestre de 2022
As companhias aéreas brasileiras transportaram gratuitamente, no primeiro semestre deste ano, 2.581 itens para transplante (órgãos, tecidos, insumos e equipes médicas) em 1.640 voos, de acordo com a Central Nacional de Transplantes (CNT), do Ministério da Saúde. Considerando a operação da Força Aérea Brasileira (FAB), companhias aéreas estrangeiras, trajetos terrestres e serviço postal, foram transportados 1.070 itens em 360 voos, que somados ao transporte das companhias aéreas totalizam uma movimentação de 3.651 itens de janeiro a junho, em 2 mil voos.
Asas do Bem
Em 2014, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) lançou o programa Asas do Bem, realizado diariamente no país por suas associadas com o objetivo de divulgar a importância do transporte gratuito de órgãos, tecidos, equipes médicas e materiais. A contribuição da aviação comercial no transporte de órgãos teve início em 2001. O esforço inclui atualmente, além da ABEAR e suas associadas, outras companhias aéreas, o Ministério da Saúde (CNT), o Ministério da Infraestrutura (Secretaria Nacional de Aviação Civil – SAC), o Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira – FAB, Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, e Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea – CGNA), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Infraero, aeroportos concessionados e a Associação Nacional das Empresas Administradoras de Aeroportos (ANEAA).
Em 2018, a ABEAR lançou a Jornada Asas do Bem, uma série de palestras presenciais e online para destacar a importância da doação de órgãos e a contribuição da aviação para viabilizar os transplantes. As apresentações são realizadas pelo publicitário Alexandre Barroso, três vezes transplantado, e já percorreram 15 estados e o Distrito Federal, reunindo cerca de 4 mil pessoas em eventos promovidos por hospitais, centrais de transplantes, companhias aéreas e iniciativas sociais. Em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, foram realizadas lives com Barroso e profissionais de saúde para promover o tema no Instagram e YouTube.