Audiência Pública na Câmara debate plano de investimentos no bloco sul de aeroportos

Esquerda para a direita: Alessandra Lugato (GOL), Deputado Rodrigo Coelho e Renato Rabelo (ABEAR)

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e associadas participaram hoje (9) de uma audiência pública na Câmara dos Deputados para debater planos de investimentos no bloco sul de aeroportos, especificamente os terminais de Joinville e Navegantes, ambos em Santa Catarina. A reunião foi promovida pela Comissão de Turismo, presidida pelo deputado federal Rodrigo Coelho (PODE-SC). O assessor de Relações Institucionais da ABEAR, Renato Rabelo, participou do encontro.

GOL

“Fico particularmente feliz com o reconhecimento da importância do setor aéreo para o desenvolvimento do turismo e economia das cidades. As três grandes empresas aéreas brasileiras têm capital em bolsa, então temos muita responsabilidade com os acionistas. Por isso, temos que ter muito cuidado com crescimento que porventura a gente coloque.  Navegantes e Joinville estarão no nosso radar, estamos atentos ao desenvolvimento dos dois aeroportos”, disse Alberto Fajerman, assessor da Presidência da GOL.

LATAM

Priscila Yuge, gerente de negócios aeroportuários da LATAM Brasil, destacou a importância de dois temas em termos de infraestrutura para as empresas aéreas. “É importante que a gente tenha, sobretudo em Navegantes, uma infraestrutura compatível com o A321, que é a maior aeronave da frota da LATAM para operação de ‘narrow body’ (avião de fuselagem estreita). Isso obviamente acaba facilitando muito porque nem sempre a gente consegue colocar uma frequência a mais, mas conseguimos fazer um upgrade da aeronave. O segundo ponto é o contrato de concessão que não prevê obrigatoriedade de investimentos em terminais de cargas, mas entendemos que é algo relevante que precisa ser estudado com as companhias aéreas”, disse Priscila.

Comissão de Turismo

“O bloco sul é formado por nove aeroportos: Curitiba, Foz do Iguaçu, Navegantes, Londrina, Joinville, Bacacheri, Pelotas, Uruguaiana e Bagé, nos três estados do sul. Todos os terminais serão administrados pela CCR nos próximos 30 anos e, juntos, transportaram cerca de 12 milhões de passageiros em 2019. A previsão é que a soma de passageiros em 30 anos alcance 27 milhões de pessoas. O objetivo desta audiência é esclarecer como será o plano de investimentos da CCR e ouvir as autoridades locais sobre a importância dos aeroportos de Joinville e Navegantes”, afirmou o deputado Coelho.

SAC

“Temos R$ 21 bilhões de investimentos contratados em concessões aeroportuárias para os próximos cinco ou seis anos. O Brasil tem uma modelagem  de concessão aeroportuária que é reconhecida mundialmente. Fui recentemente a um evento global de concessão de aeroportos e o Brasil é tido como referência em regulação e modelagem”, afirmou o secretário nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann.

CCR

O diretor de operações da CCR Aeroportos, administradora dos aeroportos de Joinville e Navegantes, comandante Miguel Dau, destacou a importância do alinhamento com as companhias aéreas, autoridades locais, serviços, comércio, Secretaria de Aviação Civil e Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). “Não é o aeroporto que cria a demanda. Por outro lado, o aeroporto tem que prover infraestrutura para as empresas aéreas operarem de forma segura, com qualidade da operação de seus passageiros e cargas. Independentemente de estar ou não no contrato de concessão (a obrigatoriedade de investimentos), a CCR está antenada na demanda dos locais. Se vislumbrarmos aumento de capacidade, não vamos nos furtar a fazer investimentos”, afirmou.

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