ABEAR recebe IDEC para conversa sobre relações de consumo na aviação

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) promoveu, na última segunda-feira (12), um encontro com representantes do Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (IDEC) para debater formas de melhorar o atendimento ao consumidor, de aumentar o acesso à informação correta sobre os serviços ofertados pelas companhias e as novas regras do setor, e de reduzir conflitos judiciais nas relações de consumo no transporte aéreo.

Esta foi a primeira de uma série de reuniões com órgãos de defesa do consumidor que estão sendo propostas pela ABEAR para discutir o novo momento da aviação brasileira, que desde a entrada em vigor da resolução 400 da ANAC, oferece ao passageiro mais liberdade na hora de voar. “Estamos criando oportunidades para as companhias aéreas entenderem quais são as principais dúvidas das entidades que defendem o interesse do consumidor e para apresentarmos as especificidades do negócio da aviação no Brasil. Com isso, esperamos minimizar a judicialização da relação entre os usuários e as empresas de transporte aéreo”, comenta o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.

Além do presidente da associação, o encontro contou com a participação do consultor da ABEAR para assuntos de consumidor, Marcos Diegues, de representantes das companhias aéreas associadas, da coordenadora executiva do IDEC, Elici Bueno e da supervisora jurídica da entidade, Cláudia Almeida.

Para a Elici Bueno, é preciso fomentar o equilíbrio nas relações de consumo da aviação e esses momentos de diálogo são importantes para que conflitos sejam resolvidos antes que eles cheguem ao judiciário.

 

 

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