ABEAR promove terceira aula de curso sobre relações com consumidor
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) promoveu nesta quinta-feira (4) a terceira aula do curso “Aspectos Práticos e Técnicos no Atendimento e Relacionamento com o Consumidor”, voltado para colaboradores das empresas associadas que atuam nas áreas jurídica e de relacionamento com o consumidor. A iniciativa é uma parceria com o Instituto Pesquisa Estudo Sociedade Consumo (IPS Consumo) e integra o Capacitar, programa da associação que visa a atualização de competências dos colaboradores das companhias aéreas associadas. As aulas são realizadas na sede da ABEAR, em São Paulo (SP).
A palestrante convidada foi a superintendente de Projetos e Inovação para Clientes da Qualicorp, a advogada Lorena Tavares, que atua há cerca de 18 anos em áreas relacionadas ao consumidor. Foi a gestora responsável por liderar o projeto de desenvolvimento da plataforma Consumidor.gov.br, em 2014, quando atuava na Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon). O serviço público permite a interlocução direta entre consumidores e empresas para solução de conflitos de consumo pela internet. “O lançamento do Consumidor.gov.br mostrou que o poder público acredita no diálogo. Foi uma visão de que as relações de consumo tinham de fato amadurecido e que deveriam ser elevadas a outro patamar”, afirma Lorena. Atestando a avaliação, vale lembrar que aviação comercial foi o primeiro setor a aderir integralmente e de forma voluntária à plataforma poucos meses depois de seu lançamento.
Lorena destacou para os 25 alunos presentes a importância do acordo de cooperação técnica entre a Senacon e a Agência Nacional da Aviação Civil (ANAC), que no fim de 2016 passou a utilizar dados da plataforma para monitorar reclamações formuladas pelos passageiros contra as empresas aéreas. “Isso deu ainda mais respaldo à plataforma. Ter a chancela de uma agência reguladora contribui para o entendimento da importância das relações com o consumidor”, diz.
Sobre a atuação no mercado privado, na operadora de benefícios e seguros Qualicorp, Lorena afirma que criar confiança com o cliente é o principal desafio. “É uma ação rotineira e contínua, que exige muito diálogo. É cada vez mais complexo fidelizar o consumidor”, diz.
Novas aulas serão promovidas na sede da ABEAR, em julho. Confira o cronograma:
- 18 de julho, com Gisela V. de Souza, superintendente do Procon Mato Grosso e ex-presidente da ProconsBrasil
- 25 de julho, com Felipe Fortes, sênior legal manager da Samsung Electronics e Andrea Rezende, gerente de Relacionamento com Órgãos de Defesa do Consumidor da Sky Brasil