ABEAR prestigia premiação de ex-alunos dos cursos do Programa Capacitar
A gerente de Assuntos Regulatórios da LATAM, Tatiane Viana (esq.), e a diretora de Relações Institucionais da ABEAR, Jurema Monteiro (dir.), com parte do grupo de alunos premiados na categoria Modal Aéreo (ao centro) (Foto: Divulgação/ABEAR)
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) prestigiou ontem (29), em Brasília (DF), o lançamento da Rede Alumni de Transporte, promovida pelo Instituto de Transporte e Logística (ITL) da Confederação Nacional do Transporte (CNT), criada para expandir as relações entre alunos dos cursos promovidos pela instituição, além de fomentar discussões sobre os trabalhos produzidos. Todos os estudos apresentados foram julgados e cada modal de transporte recebeu o Prêmio Inova Transporte.
Os cursos voltados para o modal aéreo integram o Programa Capacitar da ABEAR, que promove a atualização de competências dos profissionais da aviação por meio de cursos e palestras. Todos os cursos são ofertados e patrocinados pelo ITL.
O vencedor da categoria Modal Aéreo foi o trabalho “Conceito de rota livre no espaço aéreo brasileiro: um estudo sustentável” (em tradução livre), produzido por alunos e funcionários das associadas GOL e LATAM, além da Azul, no curso em Gestão da Aviação. O estudo trata sobre a adoção de rotas livres (modelo Free Route Airspace – FRA) no espaço aéreo brasileiro como forma de agilizar a movimentação de aeronaves. O grupo criou simulações de rotas entre os aeroportos de Foz do Iguaçu – Congonhas, Londrina – Guarulhos e Fortaleza – Congonhas, concluindo que este tipo de medida poderia reduzir o tempo de voo, além do consumo significativo de combustível e a quantidade de emissão de CO2 na atmosfera.
“Para nós da ABEAR é gratificante ver o quanto esses trabalhos influenciam discussões e decisões dentro e fora das companhias aéreas. Já tivemos estudos que foram discutidos juntamente com a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), para revisão de determinadas regras. É recompensador vermos a educação contribuindo nesse sentido”, disse a diretora de Relações Institucionais e coordenadora do Programa Capacitar da ABEAR, Jurema Monteiro.
Ao fim do evento, o trabalho mais votado (entre todas as categorias) pela comissão julgadora ganhou uma viagem de estudos para Boston (EUA), onde os alunos participarão de um programa de visitas e aulas em universidades como Harvard e Massachusetts Institute of Technology (MIT), com as passagens fornecidas pela LATAM. O grande vencedor foi o estudo “Modelo colaborativo que promova geração de valor para empresas do setor metro ferroviário brasileiro”, do Modal Ferroviário.
Saiba mais sobre o Programa Capacitar da ABEAR clicando aqui.