ABEAR participa da cerimônia do prêmio Aviação + Brasil do MPOR

A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, participou nesta quinta (25) da cerimônia de entrega do prêmio Aviação + Brasil, iniciativa do Ministério de Portos e Aeroportos, por meio da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC). A premiação, que conta com apoio da ABEAR e da Aeroportos do Brasil (ABR), tem como objetivo estimular a melhoria na prestação de serviços de aeroportos, empresas aéreas e órgãos públicos atuantes nos aeroportos brasileiros e, em consequência, aumentar o nível de satisfação dos passageiros com os serviços prestados no transporte aéreo. Para elencar os vencedores, foram analisados 1,4 milhão de pousos e decolagens em 61 aeroportos brasileiros ao longo de 2023, além de entrevistas com 90 mil passageiros nesses mesmos terminais.

“A aviação tem um desafio enorme em gerar uma experiência positiva no deslocamento das pessoas, o que não depende somente das companhias aéreas, mas também dos aeroportos e dos agentes que prestam esse serviço. Esse prêmio vem coroando, ao longo dos anos, essa experiência positiva dos passageiros e os indicadores mostram o quanto nossas empresas e os aeroportos estão sempre aprimorando seus trabalhos. Quando a aviação cresce é sinal que o país cresce. Parabéns, ministro Silvio Costa Filho, SAC e os aeroportos pela premiação”, disse a presidente da ABEAR.

“Apenas 8% do PIB do Brasil vem do Turismo. Temos potencial para crescer com o fortalecimento da aviação e dos nossos aeroportos. A aviação é, sobretudo, inclusão social, e é peça-chave também no transporte de órgãos, salvando muitas vidas diariamente. Temos que sempre destacar a importância das companhias aéreas e das concessionárias para a economia. O Aviação + Brasil não é apenas uma premiação, uma medalha: é um momento para honrarmos de fato esses atores tão importantes”, afirmou o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho.

“Fico orgulhoso de ver a proporção que este prêmio ganhou. Participei da criação dessa iniciativa e hoje vejo que com o esforço dos funcionários do Ministério o Aviação + Brasil ganhou mais destaque e relevância. Tenho certeza que a aprovação que o modal aéreo teve nesta pesquisa, de 93%, é maior do que qualquer outro modal. Mas nosso objetivo é sempre melhorar este número”, disse o secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Juliano Noman, destacando também a taxa de aprovação que o setor obteve entre os 90 mil votantes.

O evento marcou também a assinatura do Plano de Ação para Acolhimento de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista, que faz parte do programa Asas Para Todos, da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), visando a inclusão e diversidade no transporte aéreo.

 

Confira a lista de vencedores do Prêmio Aviação + Brasil

Pontualidade
Até 5 milhões de passageiros/ano: Aeroporto de Goiânia (GO)
Até 10 milhões de passageiros: Aeroporto de Recife (PE)
Acima de 10 milhões de passageiros transportados: Aeroporto de Confins (MG)
Aérea mais pontual: Azul

Melhor aeroporto regional
Sudeste: Aeroporto de Uberlândia (MG)
Sul: Aeroporto de Cascavel (PR)
Norte e Centro-Oeste: Aeroporto de Macapá (AP)
Nordeste: Aeroporto de Imperatriz (MA)
Aeroporto Regional + Brasil: Aeroporto de Cascavel (PR)

Melhor aeroporto
Até 5 milhões de passageiros/ano: Aeroporto de Florianópolis (SC)
Até 10 milhões de passageiros: Aeroporto de Porto Alegre (RS)
Acima de 10 milhões de passageiros: Aeroporto de Confins (MG)
Aeroporto + Brasil: Florianópolis (SC)

Empresa aérea + Brasil: Azul

Acesse todas as notícias