ABEAR e entidades do turismo debatem retomada do setor em Audiência Pública na Câmara
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) participou hoje (7) de uma audiência pública virtual em homenagem ao Dia Nacional do Turismo, celebrado em 8 de maio, realizada pela Comissão de Turismo da Câmara dos Deputados. O evento foi requerido pelo deputado Eduardo Bismarck (PDT-CE), com intuito de destacar a importância do setor na economia brasileira, o impacto causado pela pandemia do novo coronavírus e alternativas para a retomada definitiva. “O dia de hoje causa em mim sentimentos antagônicos. Não consigo falar deste tesouro nacional (Turismo) sem pensar nas dificuldades que ele enfrenta. Hoje poderemos abordar temas caros ao nosso país, discutir os problemas e ideias e chegar a propostas benéficas para a retomada da economia”, afirmou o parlamentar.
“Houve uma postura conjunta e organizada em solidariedade ao país, todas as entidades aqui presentes agiram de alguma forma. Agora, temos um desafio de ver o que vem pela frente. A ABEAR propõe melhoria contínua da regulação do setor, ampliação da aviação regional, a revisão da política de ICMS sobre o querosene de aviação, o certificado digital de vacinação e, principalmente, campanhas articuladas de promoção ao turismo”, afirmou o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz. Ele destacou também a contribuição humanitária da aviação comercial brasileira durante a pandemia, que até o momento já transportou, gratuitamente, 41 milhões de doses de vacina contra Covid-19, 5,8 mil profissionais de saúde e 400 toneladas de alimentos, Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) e respiradores.
Ministério do Turismo
“O setor vinha numa rota ascendente antes da pandemia. A promoção do turismo vai ser essencial para a retomada”, disse o Secretário Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Ministério do Turismo, William França, que representou a pasta na audiência. O gerente de Gabinete da Diretoria de Marketing, Inteligência e Comunicação da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), André Reis, destacou a importância da vacinação da população, forte aliada para que o setor volte a crescer. “Nesse ritmo de vacinação vamos retomar o setor de turismo. O nosso grande papel quanto Governo e Agência é dar suporte ao trade de turismo”, acrescentou.
Fornatur
“É um dia de comemoração, de celebrar a resiliência encarada pelo setor, mas um momento essencial para discutir a retomada do turismo. Acredito que para crescermos novamente é necessário um reposicionamento da imagem do País, não só para os brasileiros, mas também para os estrangeiros”, disse o presidente do Fórum Nacional dos Secretários e Dirigentes Estaduais de Turismo (Fornatur), Bruno Wendling.
CETUR
“Estamos de braços abertos para o setor e para o Executivo. Queremos fazer uma parceria com o Ministério do Turismo, governos estaduais e municipais para criarmos as bases para superarmos este momento e debater o futuro do turismo. Viva o turismo brasileiro!”, afirmou o presidente da Comissão de Turismo (CETUR) da Câmara dos Deputados, deputado Bacelar (Podemos-BA).
Participantes
Também acompanharam a audiência representantes de entidades do turismo e os deputados Newton Cardoso Jr. (MDB-MG), Otávio Leite (PSDB-RJ), Bibo Nunes (PSL-RS), Magda Mofatto (PL-GO), Herculano Passos (MDB-SP), Pedro Bezerra (PTB-CE), Felipe Carreiras (PSB-PE), Pedro Lucas Fernandes (PTB-MA), Flávio Nogueira (PDT-PI), entre outros.