ABEAR debate ampliação e melhorias no Aeroporto de Barreiras (BA) na Câmara

Crédito: Vinicius Loures/Câmara dos Deputados

O diretor de Operações e Segurança de Voo da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Raul de Souza, debateu hoje (23) sobre a importância do projeto de ampliação e melhorias no Aeroporto de Barreiras, localizado na Região Oeste da Bahia,  durante audiência pública promovida pela Comissão de Viação e Transportes (CVT) da Câmara dos Deputados.

No evento, o diretor do Departamento de Investimentos da Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), Thiago Pedroso, representando o Ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa, revelou que a SAC recebeu hoje o projeto final do governo estadual da Bahia e que as avaliações já foram iniciadas.

SAC

“O nosso objetivo sempre foi o de colocar o maior número de aeroportos em operação para uma aviação cada vez mais pujante no Brasil. Barreiras sempre esteve na ponta da lista de prioridades, pois é o segundo maior empreendimento nosso no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento). Até 17 de maio deveremos concluir toda a nossa análise, para devolver o projeto para o estado e conseguir colocar a licitação na rua”, disse Pedroso.

ABEAR

Souza, da ABEAR, afirmou que foi uma grata surpresa receber, na própria audiência pública, a informação de que o projeto de Barreiras chegou à SAC e está caminhando para uma solução. Ele reforçou que ainda são necessários alguns ajustes e melhorias para alinhar a infraestrutura às normativas da ANAC, garantindo a segurança aérea e, principalmente, viabilizando a possibilidade de aumentar a oferta de assentos com aviões maiores. “As empresas aéreas querem voar cada vez mais para dentro do Brasil. Vamos acompanhar de perto, porque entendemos que Barreiras é um destino superimportante para  conectar a região com os principais centros”, afirmou o diretor da ABEAR.

ANAC

“Uma vez com o projeto em mãos, inicia-se a análise técnica de segurança sem fechamento do aeroporto. Licitado e contratado, teremos a data preliminar para início da obra. O projeto pode ser faseado e melhorias sendo feitas de modo que a gente faça a homologação à medida que a infraestrutura permitir”, disse o gerente de Controle e Fiscalização da Superintendência de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC, Marcos Roberto Eurich, representando o diretor-presidente da Agência, Tiago Pereira.

Presenças

A audiência pública foi conduzida pelo deputado federal Neto Carletto, (PP-BA), e também marcaram presença Ubaldo Brito, diretor de Terminais da Secretaria de Infraestrutura de Transporte, Energia e Comunicação do Estado da Bahia; Emerson Erbete Cardoso Macedo, vice-Prefeito de Barreiras; Gil Areas , representante do Movimento “Decola Oeste”; Fernanda Silva Sá Teles, prefeita do Município de Wanderley (BA); e o gerente de Relações Institucionais da ABEAR, Renato Rabelo, entre outras autoridades.

 

Acesse todas as notícias