Documentos para viajar de avião: fique com todos à mão
Quando você se prepara para a sua viagem, é normal se preocupar com as regras para a bagagem e o horário que precisa chegar ao aeroporto. Mas, muitas vezes, acontece de esquecer os documentos para viajar de avião. Sem eles, você não consegue embarcar.
Por isso, é fundamental verificar a documentação pessoal necessária para a sua viagem. Principalmente, os documentos para os menores de idade. Além disso, as regras variam de acordo com o tipo de viagem – nacional ou internacional. Agora vamos te ajudar a lembrar tudo que precisa ter em mãos para viajar sem problemas.
Qual documento precisa para viajar de avião?
Tanto para fazer o check-in como na hora de atravessar o portão de embarque será preciso apresentar um documento de identificação pessoal. Para os voos nacionais, valem a versão original, a cópia autenticada ou a versão eletrônica de um documento de identificação civil, com fé pública e validade em todo o território brasileiro. Os documentos em papel precisam estar em bom estado de conservação.
São aceitas ainda as versões eletrônicas:
- Carteira Nacional de Habilitação (CNH-e)
- Documento Nacional de Identidade (DNI)
- Título de Eleitor, desde que possua foto (para aqueles que já realizaram a biometria perante o Tribunal Regional Eleitoral de seu Estado)
Outros tipos de documentos para viajar de avião, como a carteira de estudante, não valem para o embarque. Algumas companhias aéreas recomendam que, para evitar problemas, o documento apresentado tenha sido emitido até, no máximo, 10 anos antes da data da viagem.
Se você já tiver feito o check-in pela internet, celular ou pelos totens no aeroporto e não tiver bagagem para despachar, só precisa mostrar a identidade no embarque. Confira aqui como fazer o check-in.
Nome social e identidade de gênero
Os documentos oficiais usados por travestis ou transexuais contendo nome social e respectiva identidade de gênero são aceitos. Eles podem ser usados na identificação para o embarque em território nacional. Entre esses documentos, estão incluídos versões impressa ou eletrônica do Título de Eleitor e os emitidos pelos conselhos de classe.
Vale destacar que o nome que consta no documento deve ser o mesmo que aparecer na passagem emitida. Se no bilhete estiver o nome social e na identificação somente o nome civil, não será possível realizar o embarque.
Documentos para voos internacionais
No caso das viagens ao exterior, não basta levar apenas o documento de identidade. Além dele, é importante conferir as regras do país de destino referente aos documentos para viajar de avião. Isso inclui a necessidade e a validade do passaporte, o visto de entrada no país e o certificado de vacinação.
Normalmente, é preciso levar o passaporte. A não ser para países que também aceitam a carteira de identidade (RG). Como os países do Mercosul e outros que possuem acordo de viagem com o Brasil. Por exemplo: Argentina, Bolívia, Chile, Colômbia, Equador, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
Muitos países também exigem que o passaporte seja válido por, no mínimo, três meses além da data da viagem. Mas essa exigência pode chegar a seis meses, como é o caso do Reino Unido, por exemplo. Vale destacar que um passaporte corrompido ou inválido está sujeito a ser recusado e você não poderá viajar.
Para saber como tirar o seu passaporte, consulte os documentos necessários e o passo a passo no site da Polícia Federal.
Quais as regras para o visto?
Além do passaporte, muitos países exigem visto. Mas cada país tem suas próprias regras. E mesmo aqueles que não pedem visto para turismo por até três meses podem exigir esse documento para viagens de negócio, estudos ou por períodos mais longos.
Consulte sua agência de viagens ou o consulado do país de destino para averiguar a necessidade de visto ou de documentação extra. O Itamaraty também oferece uma relação dos vistos exigidos de cidadãos brasileiros. Confira aqui.
Também é preciso verificar a exigência do chamado visto de trânsito. Este documento serve quando você viaja para um destino cujo voo faça escalas ou conexões em outro país. Então, procure saber se o país por onde você vai passar exige esse tipo de visto. Nos Estados Unidos, por exemplo, é necessário.
É importante lembrar que os países de destino não são obrigados a conceder visto. E a autoridade migratória estrangeira tem soberania para impedir a entrada de qualquer viajante. Até mesmo se apresentar toda a documentação requerida, a pessoa pode ser proibida de entrar.
Mais documentos para viajar de avião ao exterior
Nem sempre basta só passaporte e/ou visto para sua viagem internacional. Dependendo do seu destino, outros documentos podem ser solicitados. Por isso, fique atento a eles:
- Passagem de retorno: alguns países pedem passagem de volta ao local de origem ou para outro destino. Isso pode acontecer em viagens de turismo, negócios ou de estudo. A ideia é garantir que a pessoa não permaneça no país além do necessário.
- Certificado de vacina: confira se o seu destino não pede vacinas específicas para determinadas doenças regionais. Saiba mais detalhes sobre a exigência de vacinas para viagens.
- Comprovação monetária: ao chegar ao país, pode ser necessário indicar se você possui recursos suficientes para o período de permanência.
Perda e roubo de documentos
Mesmo que você esteja com os documentos para viajar de avião separados, podem ocorrer imprevistos. Como o caso de perda ou roubo da identidade ou passaporte perto da data de viagem. Mas não se preocupe que você ainda poderá embarcar. Só precisa seguir algumas diretrizes.
Sempre que se perde um documento, a primeira providência a ser tomada é procurar uma delegacia e fazer um boletim de ocorrência (B.O.). Ou o equivalente, quando você estiver no exterior. Para passageiros maiores de 18 anos, é possível embarcar em voos domésticos com o B.O. Recomenda-se que ele tenha sido emitido há menos de 60 dias da data da viagem.
Em caso de viagem internacional, se a data do embarque estiver muito próxima, é possível solicitar um passaporte emergencial. Tanto na Polícia Federal, no Brasil, como nos consulados, no exterior. Para isso, apresente o B.O. e a passagem comprovando a data da viagem.
Situações especiais
De acordo com determinadas circunstâncias, você também pode precisar de documentos adicionais. Se você quiser viajar com seu animal de estimação, por exemplo, é um caso que exige outras comprovações. Veja abaixo regras específicas para essas situações e a exigência dos documentos para viajar de avião:
- Animais: O transporte de animais em avião pode ser feito obedecendo às normas das companhias aéreas. Mas, em geral, para voos domésticos, o animal deve estar com as vacinas em dia e ter um atestado de saúde para a viagem. Saiba mais informações sobre como viajar com animais.
- Gravidez: Além de seus documentos pessoais, a passageira grávida não pode esquecer o atestado médico de gestante e o cartão pré-natal. Ambos devem ser apresentados no embarque. No aeroporto, também é solicitada a assinatura de um termo de responsabilidade. Confira aqui outros detalhes para gestantes viajarem de avião com tranquilidade.
- Crianças: Para viajar de avião com crianças, são diversas regras. Depende da idade da criança ou adolescente, o parentesco do acompanhante ou se ela estiver desacompanhada. Também varia conforme o tipo de voo — se é nacional ou internacional. Para conhecer todos os detalhes, leia atentamente aqui.
- Restrições médicas: Se você tem problemas cardíacos, respiratórios ou neurológicos, pode ser impedido de embarcar. É um procedimento normal para a segurança da pessoa e dos outros passageiros. No entanto, um atestado médico relatando o seu estado de saúde ajuda a evitar contratempos. Para mais detalhes, consulte a Cartilha de Medicina Aeroespacial, elaborada pelo Conselho Federal de Medicina e pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Consulte também em quais ocasiões as companhias aéreas exigem a apresentação do MEDIF.
Se você tiver algum outro tipo de situação excepcional, ou tiver alguma dúvida, consulte a sua companhia aérea. Não deixe para ver seus documentos para viajar de avião em cima da hora. Prepare-se com antecedência.