Rio Grande do Sul: Companhias aéreas transportaram 3,6 mil toneladas de doações para o estado
As companhias AZUL, GOL, LATAM Brasil e VOEPASS, integrantes da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), transportaram gratuitamente 3,6 mil toneladas de doações para o Rio Grande do Sul, nos meses seguintes às enchentes que atingiram o estado. Juntas, realizaram voos humanitários para diversos aeroportos do RS, possibilitando que doações de todo o Brasil e de outros países pudessem aliviar o sofrimento das famílias. As companhias aéreas também transportaram voluntários e equipes médicas no período.
“O Brasil se uniu para angariar doações para o Rio Grande do Sul, e as empresas aéreas contribuíram gratuitamente com esse transporte, ajudando as famílias afetadas pelas enchentes. Com isso, a ABEAR e suas associadas renovaram o compromisso com o papel social desempenhado pela aviação comercial brasileira”, disse a presidente da ABEAR, Jurema Monteiro.
O esforço das companhias aéreas incluiu também a criação de uma malha de voos extras devido ao fechamento do Aeroporto Salgado Filho em Porto Alegre. A malha abrangeu nove aeroportos do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. A Base Aérea de Canoas, na região metropolitana da capital gaúcha, também foi transformada em um terminal comercial para atender a população.
Relembre ações do setor aéreo no Rio Grande do Sul em 2024:
– No dia 3 de maio, o Aeroporto Salgado Filho é fechado. Companhias aéreas suspendem operações, venda de bilhetes e passageiros afetados são reacomodados para voos em outros aeroportos. Na sequência, empresas aéreas flexibilizam regras de remarcação e reembolso para passageiros com origem ou destino para o Rio Grande do Sul
– Em 9 de maio, ABEAR, Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Ministério de Portos e Aeroportos e Aeroportos do Brasil (ABR) anunciam malha emergencial para atender o estado. São anunciados 116 voos semanais no RS e em Santa Catarina, com a oferta de assentos saltando de 7 mil para 17 mil por semana
– No dia 27 de maio, menos de um mês após o fechamento do Salgado Filho, a Base Aérea de Canoas começa a operar voos comerciais de forma temporária. Nos primeiros dias, 35 voos semanais são operados. Até outubro, o aeroporto chegou a receber 80 voos semanais. Ao todo, foram realizados mais de 2,5 mil voos em 147 dias, atendendo 440 mil passageiros.
– Em 15 de julho, com o interior do aeroporto de Porto Alegre revitalizado, procedimentos como check-in, controle de segurança, embarque e desembarque de passageiros dos voos de Canoas passam a ser realizados no terminal da capital gaúcha.
– A venda de bilhetes para voos no Salgado Filho é retomada em 9 de agosto. No dia 21 de outubro o aeroporto retoma as operações de forma parcial. Cerca de 362 voos semanais são realizados até 15 de dezembro. No dia 16, o aeroporto passa a operar de forma plena, com expectativa de aumentar já em janeiro o número de pousos e decolagens.