Confira os momentos que marcaram a trajetória de 12 anos da ABEAR
No dia 21 de agosto, a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) completou 12 anos de atuação em defesa do desenvolvimento e da democratização do transporte aéreo. Ao longo desta trajetória, vimos o setor crescer e ultrapassar pela primeira vez a barreira de 100 milhões de passageiros transportados em 2012. A marca foi retomada em 2023, quando o setor aéreo registrou 112,3 milhões de passageiros.
Muitos desafios marcam a trajetória da ABEAR, como o enfrentamento da maior crise da história da aviação, causada pela pandemia da Covid-19, e o fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, em decorrência das enchentes que atingiram o Rio Grande do Sul em 2024. Mas com a relevância conquistada ao longo de 12 anos como voz setorial, a ABEAR lançou luz sobre as demandas do setor aéreo brasileiro, contribuindo para a superação de desafios estruturais e contemporâneos.
De olho no futuro e com a convicção de que a aviação brasileira tem potencial para incluir mais pessoas e destinos e se tornar cada vez mais sustentável do ponto de vista ambiental e econômico, a ABEAR relembra 12 momentos que marcaram a sua história. Confira!
2012 | Fundação da ABEAR
No ano de 2012, o setor aéreo vivia o auge de uma grande década em que a aviação brasileira se desenvolveu de forma exponencial. Naquele momento, a aviação brasileira alcançava a marca de 100 milhões de passageiros transportados, e o país mobilizava esforços para a realização de dois grandes eventos: a Copa do Mundo de 2014 e os Jogos Olímpicos de 2016. Nesse contexto, foi criada a Associação Brasileira das Empresas Aéreas com o objetivo de planejar, implementar e apoiar ações e programas que pudessem promover o crescimento sustentável da aviação, contribuindo para o desenvolvimento econômico e social do país.
2013, 2019 e 2023 | Prêmios que valorizam
O Prêmio ABEAR de Jornalismo foi lançado para incentivar e reconhecer reportagens que tenham como foco a aviação civil comercial nacional. Até 2019, sete edições do prêmio foram realizadas, premiando reportagens como “Voo verde: Rumo à sustentabilidade”, da jornalista Vilhena Alves e publicada no Correio Braziliense, sobre os avanços sustentáveis da aviação, e o especial “90 anos da Panair do Brasil”, da jornalista Flávia Freitas Gomes e veiculada na Globonews. Foi também em 2019 que a ABEAR reconheceu o trabalho dos spotters, fotógrafos apaixonados por aviação, com o Prêmio ABEAR Spotters. Já em 2023, foi criado o Prêmio de Jornalismo Aviação do Futuro, em parceria com a BOEING, para reconhecer trabalhos jornalísticos sobre a descarbonização do setor aéreo.
2014 | Asas do Bem
As empresas aéreas também desempenham um importante papel social e, a cada voo, elas renovam o compromisso com a saúde e o bem-estar da população. Foi com essa perspectiva que, em 2014, a ABEAR criou o Programa Asas do Bem, para destacar a importância da doação e o transporte gratuito de órgãos, tecidos e equipes médicas realizado pelas companhias aéreas desde 2001. Entre 2014 e 2023, as companhias transportaram 64,4 mil itens.
2014 | Capacitação e qualidade de vida
Em 2014, a ABEAR e a Confederação Nacional do Transporte (CNT) firmaram uma parceria para a capacitação dos colaboradores das empresas associadas e garantir o acesso às unidades do SEST SENAT para atividades de lazer. Anos depois, em 2018, essas duas frentes foram batizadas, respectivamente, de Programa Capacitar e Programa Bem-Estar. Dois anos depois, o programa Capacitar foi ampliado com o início da oferta de cursos de especialização por meio do Instituto de Transporte e Logística (ITL). Com isso, desde o início do programa centenas de bolsas de estudo foram concedidas pelo ITL e pelo SEST SENAT para os colaboradores das empresas associadas à ABEAR.
2019 | Redução do ICMS sobre o QAV em SP
Em 2019, o setor aéreo celebra um marco histórico em São Paulo: a redução da alíquota do ICMS sobre o querosene de aviação. Com a liderança da ABEAR, o imposto foi reduzido de 25% para 12%. Como contrapartida, a redução possibilitou a criação de 700 novos voos em todo o estado.
2019 | Abertura de capital estrangeiro
A entidade defendeu a abertura de capital estrangeiro na aviação comercial brasileira. Em maio de 2019, o Congresso Nacional aprovou a Medida Provisória 863/2018, alterando o Código Brasileiro de Aviação (CBA) e liberando até 100% de capital estrangeiro nas companhias aéreas brasileiras. A novidade contribui para o aumento da competitividade e da concorrência no setor e para o alinhamento ao mercado internacional.
2020 | Ações na pandemia
A ABEAR liderou mais de 40 iniciativas de enfrentamento à pandemia da Covid-19, como a repatriação de brasileiros no exterior, a malha essencial de voos para manter o país conectado e a definição dos protocolos sanitários junto à Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA). As associadas ABEAR também transportaram gratuitamente mais de 400 milhões de doses de vacinas para imunização dos brasileiros.
2022 | Otimização de rotas
O trabalho colaborativo da ABEAR com o Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) para o aperfeiçoamento e otimização de rotas aéreas permitiu a redução da emissão, entre 2020 e 2022, de mais de 196 milhões de kg de CO2. Isso é o mesmo que deixar de desmatar 1,2 milhão de árvores da Mata Atlântica.
2023 | Cooperação com tribunais de Justiça
Buscando combater a judicialização excessiva no setor aéreo, a ABEAR e associadas já assinaram, desde 2023, cinco termos de cooperação para a realização de sessões de conciliação e mediação envolvendo conflitos relacionados às empresas aéreas. Já foram assinados acordos com os tribunais de Justiça de São Paulo, Santa Catarina, Paraná, Mato Grosso e Amazonas. Outra iniciativa nessa direção é o fortalecimento da plataforma Consumidor.gov, da Secretaria Nacional do Consumidor do Ministério da Justiça e da Segurança Pública. O setor aéreo foi o primeiro a aderir à plataforma, reconhecendo a sua importância como instrumento para melhorar a prestação de serviços e o atendimento às demandas dos usuários do transporte aéreo.
2023 | Diálogo e apoio a projetos
A ABEAR tem ampliado o diálogo com o Governo Federal e o Congresso Nacional, construindo oportunidades para um trabalho colaborativo, como o lançamento da malha aérea de verão com 94 novos voos para 43 destinos de 17 estados e o Distrito Federal. Além da malha de verão, a ABEAR contribuiu para o lançamento de políticas de estímulo à demanda como o Programa Voa Brasil, do Ministério de Portos e Aeroportos; o Conheça o Brasil: Voando, do Ministério do Turismo; e o Programa de Aceleração do Turismo Internacional (PATI), da Embratur.
2024 | Operações no Rio Grande do Sul
O fechamento do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre, deflagrou uma situação inédita que mobilizou o Governo Federal, ABEAR, empresas aéreas e a concessionária. Somando esforços, setores público e privado iniciaram a construção de um plano de emergência para garantir a conectividade do Estado com as demais regiões do país, atender os passageiros afetados pela suspensão das operações aéreas e oferecer ajuda humanitária para a população atingida. As associadas GOL, LATAM e VOEPASS transportaram 778 toneladas de donativos para os gaúchos.
2024 | Combustível do futuro
Aprovado pela Câmara dos Deputados e o Senado Federal, o PL do Combustível do Futuro tem potencial para contribuir para a descarbonização do setor aéreo por meio de incentivos para o desenvolvimento do Combustível Sustentável de Aviação (SAF) a partir de fontes renováveis. O Brasil reúne as condições para assumir o protagonismo na produção de SAF, liderando a transição energética no cenário global. A ABEAR participou das discussões da proposta no Ministério de Minas e Energia e no Congresso Nacional, reconhecendo que a transição do querosene de aviação para o SAF é fundamental para a jornada de descarbonização do setor aéreo.