News

ABEAR promove seminário de segurança operacional em São Paulo

Da esquerda para direita: Gabriel Casella (gerente de Safety da GOL), Ronaldo Gamermann (coordenador de Análise e Monitoramento Integrado da ANAC), Roberto Honorato (diretor-presidente interino da ANAC), Juliano Noman (presidente da ABEAR), Major-Brigadeiro do Ar, Marcelo Moreno (chefe do CENIPA), Marcelo Honorato (juiz federal), Renato Achoa (diretor de Qualidade e Segurança da AZUL), Raul de Souza (diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR), Fernando Amaral (diretor de Safety da GOL), Marcelo Marcusso (gerente de Safety da LATAM)

 

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) realizou nesta terça-feira (25) a primeira edição do Seminário de Investigação de Segurança Operacional, que reuniu as empresas aéreas para discutir a investigação de ocorrências aeronáuticas. Na abertura do evento, o presidente da ABEAR, Juliano Noman, defendeu a realização de eventos que mobilizem diversos atores da indústria para aprimorar a segurança das operações aéreas.

“A ABEAR se orgulha de apoiar iniciativas como esta, que demonstram o comprometimento incansável do setor aéreo com a segurança. Assim, as empresas aéreas contribuem para manter os mais altos índices de segurança operacional, garantindo que a indústria brasileira esteja alinhada com os melhores mercados globais”, disse Juliano Noman.

“O evento, que contou com a presença das autoridades máximas da ANAC e CENIPA, além da relevante representação do Poder Judiciário, trouxe aos diversos colaboradores das empresas aéreas todos os aspectos que envolvem uma investigação de segurança operacional. É sempre importante realizarmos eventos deste tipo e seguir, cada vez mais, trazendo pessoas de destaque para estes debates que elevam a consciência sobre a responsabilidade da garantia da segurança em nossas operações”, avaliou o diretor de Segurança e Operações de Voo da ABEAR, Raul de Souza.

Também participaram o chefe do Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), Major-Brigadeiro do Ar Marcelo Moreno; o diretor-presidente interino da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), Roberto Honorato, e o coordenador da Comissão de Direito Aeronáutico da Associação dos Juízes Federais do Brasil (AJUFE), Marcelo Honorato.

“Num cenário em constante evolução tecnológica e desafios operacionais, é imperativo que estejamos sempre um passo à frente. Este seminário nos proporciona a plataforma ideal para discutir tendências, analisar casos práticos e desenvolver estratégias proativas que elevam ainda mais os padrões de segurança em nossa indústria”, afirmou Moreno.

“Cada insight compartilhado, cada lição aprendida neste seminário, se traduz diretamente em voos mais seguros e na confiança reforçada de nossos passageiros”, acrescentou Honorato.

O seminário contou ainda com a participação do professor da Embry-Riddle Aeronautical University (ERAU) e especialista em Segurança da Aviação, Anthony Brickhouse; do chefe da Seção de Investigação e Prevenção de Acidentes e Incidentes do Controle do Espaço Aéreo (SIPACEA-DECEA) do 3º Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA III), o tenente-coronel Alexandre Simões e do diretor de marketing do Visite São Paulo, Fábio Zelenski; além de outros representantes da ANAC.