Transporte aéreo global de passageiros cresce 5,5% em setembro
A demanda aérea global por viagens aéreas domésticas e internacionais cresceu 5,5% em setembro em relação ao mesmo mês de 2017, informou hoje a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). A oferta das companhias aéreas teve aumento de 5,8% na mesma comparação. Com isso, o aproveitamento da capacidade dos aviões ficou em 81,4%, pequeno recuo de 0,3 ponto percentual.
“Embora esteja em linha com a média de longo prazo, o crescimento do tráfego em setembro representa uma moderação em relação aos últimos meses. Isso se deve, provavelmente, à antecipação do aumento da demanda por parte das tarifas aéreas mais baixas, devido às crescentes pressões dos custos das companhias aéreas, principalmente combustível. A incerteza crescente sobre políticas comerciais e protecionistas também pode ter impactado neste resultado”, afirmou o diretor-geral e CEO da IATA, Alexandre de Juniac.
Cargas
O transporte aéreo global de cargas cresceu 2% em setembro, em relação ao mesmo mês do ano passado. O ritmo de alta manteve-se relativamente inalterado em relação ao mês anterior, mas foi inferior à metade da taxa média de crescimento de 5,1% em cinco anos. A capacidade das aeronaves para esse tipo de atividade teve aumento de 3,2% em setembro, na comparação anual.