MAP e PASSAREDO unem-se à ABEAR
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) anuncia a chegada de duas novas companhias para seu quadro: MAP Linhas Aéreas e PASSAREDO Linhas Aéreas. Elas ingressam na entidade na mesma categoria ocupada por LATAM CARGO, TAP, BOEING e BOMBARDIER. Além delas, a ABEAR tem como integrantes as companhias fundadoras – AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM.
Com o ingresso dos novos membros, a ABEAR, que de acordo com os dados fechados de todo o ano de 2017 reunia 99,46% da demanda por transporte aéreo doméstico, alcança agora uma representatividade de 99,96% (+0,5 ponto percentual) do mercado. Os novos membros não possuem operações internacionais.
A MAP possui cinco anos de atuação, operando 82 voos semanais para 14 municípios dos estados do Amazonas (Manaus, Parintins, Lábrea, Carauari, São Gabriel da Cachoeira, Barcelos, Tefé, Eirunepé e Coari) e do Pará (Belém, Porto Trombetas, Santarém, Itaituba e Altamira). Com quase 300 funcionários diretos, transporta mais de 100 mil passageiros em voos comerciais. A companhia possui uma frota de três aeronaves modelo ATR 42, com capacidade para transportar 44 passageiros, e dois aviões ATR 72, para até 66 pessoas.
“O ingresso da companhia na ABEAR representa um importante passo para a consolidação da presença da empresa no cenário nacional. Na entidade, estão reunidas as principais empresas aéreas do país, com o objetivo comum de atuar no desenvolvimento e crescimento da aviação do Brasil. Para a MAP é uma honra fazer parte desse grupo”, ressalta Hector Hamada, CEO da MAP.
Fundada em 1995, a PASSAREDO, com sede em Ribeirão Preto (SP), atende 13 destinos em quatro regiões do país (Araguaína-TO, Barreiras-BA, Brasília-DF, Goiânia-GO, Palmas-TO, Ribeirão Preto-SP, Rio de Janeiro-RJ, Rondonópolis-MT, Salvador-BA, São José do Rio Preto-SP, São Paulo-SP, Uberlândia-MG, e Vitória da Conquista-BA). A empresa opera, atualmente, uma frota de seis aeronaves, ATR 72-500, realizando 55 decolagens diárias. Em 2017, a companhia transportou mais de 600 mil passageiros em voos comerciais. A empresa também tem um importante pilar no segmento de aviação executiva. Para atender toda essa demanda, a empresa conta com o suporte de 490 funcionários.
“A aviação regional vem atravessando um momento desafiador nos últimos anos, iniciado com a recessão econômica em 2015 e agravado recentemente pelas altas do dólar e do petróleo. A Passaredo vinha lutando de forma isolada na defesa de seus ideais, e conta agora com o apoio da ABEAR. Entendemos ser necessário ter uma voz única que nos represente tanto perante o mercado quanto aos órgãos reguladores, sobre as demandas e alternativas que precisam ser implementadas como inovações do modelo comercial e operacional vigente”, ressalta o Cmte. Felício, Diretor Presidente.
“Ao contarmos com MAP e PASSAREDO, temos o reconhecimento de todo o trabalho que vem sendo realizado pela ABEAR nos últimos seis anos. As duas empresas somam, agora, ainda mais esforços para nós do setor, contribuindo nas frentes de discussões que temos hoje em diversas questões”, diz o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz. “Especialmente pelo modelo de negócios, são empresas fortemente impactadas pela questão da precificação e tributação sobre o combustível para aviação para os voos domésticos, por exemplo”, diz o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.