Aviação teve um dos menores volumes de reclamações no Consumidor.gov, em 2017
A aviação comercial foi uma das atividades com o menor volume de reclamações registradas, em 2017, no Consumidor.gov, da Secretaria Nacional do Consumidor (Senacon), órgão vinculado ao Ministério da Justiça. De 470 mil manifestações recebidas pela plataforma, apenas 2,5% diziam respeito ao transporte aéreo. Ao todo, a plataforma monitora 42 segmentos de mercado distintos.
Os dados são do Boletim 2017 de Monitoramento de Manifestações de Passageiros no Consumidor.gov, elaborado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Esse levantamento também avaliou as novas regras das viagens aéreas, que entraram em vigor com a Resolução 400, da ANAC. A mudança com melhor índice de satisfação com a solução do problema foi o direito de desistência da compra da passagem, com 86% de aprovação, seguido pela correção do nome (83%) e limite de multa (77%).
Franquia de bagagem
Os itens com os menores índices de reclamação foram trecho do retorno mantido, com 1% do total, compensação por negativa de embarque (1%), bagagem de mão (1,2%) e direito de desistência (1,3%). A franquia de bagagem, por sua vez, recebeu uma queixa a cada grupo de 370 mil passageiros, ou 2,7 a cada um milhão de passageiros, respondendo por 2,38% do total de reclamações.
O relatório da ANAC levou em conta 11.249 reclamações registradas no Consumidor.gov, sendo que 1.541 foram excluídas desse total por que se referiam aos programas de milhagem, setor não regulado pela agência. Além disso, da amostra integral, 75% das queixas foram analisadas individualmente pela ANAC e as 25% restantes, relativas ao primeiro semestre de 2017, foram avaliadas por amostragem.