Bagagem despachada
A maioria das companhias aéreas brasileiras considera o mesmo limite de peso da bagagem despachada, válido para voos nacionais e internacionais — seja ela paga ou incluída no valor da passagem: 23 kg. Itens que ultrapassem esse peso estão sujeitos à cobrança por excesso de bagagem.
O tamanho da mala permitido pela LATAM é de até 158 cm, somadas a largura, a altura e o comprimento. Já a GOL e a VOEPASS especificam as seguintes dimensões como limite: 80 cm x 50 cm x 28 cm.
Quanto à franquia de bagagem, cada empresa tem suas regras. Elas são definidas de acordo com o tipo de tarifa da passagem aérea e, às vezes, com a categoria do passageiro nos programas de milhagem ou fidelidade. Confira a seguir:
Gol
Tarifa Promo: não incluída
Tarifa Light: não incluída
Tarifa Plus: 1 peça de 23kg
Tarifa Max: 2 peças de 23kg
Mais informações no site da GOL.
Latam
Tarifa Light: não incluída
Tarifa Plus: 1 peça de 23kg
Tarifa Top: 2 peças de 23kg cada
Tarifa Light: não incluída
Tarifa Plus: 1 peça de 23kg
Tarifa Top: 2 peças de 23kg cada
Tarifa Light: 1 peça de 23kg cada
Tarifa Plus: 1 peça de 23kg cada
Tarifa Top: 2 peças de 23kg cada
Tarifa Plus: 1 peça de 23 kg
Tarifa Top: 3 peças de 23 kg
Tarifa Plus: 3 peças de 23 kg
Tarifa Top: 3 peças de 23 kg
Mais informações no site da LATAM.
VoePass
Tarifa Light: não incluída
Tarifa Basic: 1 peça de 23kg
Tarifa Plus: 1 peça de 23kg
Tarifa Top: 2 peças de 23kg
Mais informações no site da VOEPASS.
RIMA
Cada passageiro pagante (adulto ou criança) tem direito a despachar, sem custo, até 9kg de bagagem, distribuídos em um ou mais volumes.
Mais informações no site da RIMA.
ABAETÉ
Tarifa Promo: 1 peça de 23kg
Tarifa Top: 2 peças de 23kg
Mais informações no site da Abaeté.
Dica! Recomendações para a bagagem despachada
É aconselhável fixar na sua bagagem uma etiqueta com seus dados pessoais (nome, telefone e endereço) e personalizá-la (com fitas coloridas, por exemplo) para facilitar a identificação na esteira e diminuir a chance de outro passageiro pegá-la por engano. Você pode usar um cadeado para trancar o zíper, mas recomenda-se que seja do modelo tipo TSA (sigla em inglês para Transportation Security Administration), que pode ser aberto sem danos pelas autoridades de segurança nos Estados Unidos.
Outra boa prática para proteger sua bagagem é plastificá-la antes de despachar — este serviço é oferecido em grande parte dos aeroportos.
Não é recomendado transportar objetos de valor e eletrônicos na bagagem despachada. Mas, se for necessário, em algumas companhias há a possibilidade de fazer uma declaração de valor do bem despachado no check-in. Neste caso, a empresa pode checar a existência do bem, solicitar a nota fiscal que comprove o valor e cobrar uma taxa para se responsabilizar por esse transporte.
Atenção: não é permitido transportar armas e réplicas de armas, substâncias explosivas ou inflamáveis e substâncias tóxicas.
Para informações sobre bagagem de mão, clique aqui.