Companhias aéreas seguem preparo para os Jogos Olímpicos
Representantes das áreas de Security (Segurança contra Atos de Interferência Ilícita) das companhias AVIANCA, AZUL, GOL e LATAM, integrantes da Associação Brasileiras das Empresas Aéreas (ABEAR), reuniram-se ontem (05/04) na sede da entidade para dar continuidade à preparação para os Jogos Olímpicos Rio 2016.
O objetivo do grupo é consolidar um planejamento coordenado e colaborativo, com troca de informações e experiências que visam a eficácia do trabalho durante as Olimpíadas e Paralimpíadas.
O trabalho de preparação compreende a intensificação da capacitação de equipes operacionais em todos os aspectos relacionados à Segurança, além do aumento da supervisão e controle de todos os procedimentos sob responsabilidade direta das empresas aéreas, tais como: vigilância das aeronaves no solo; proteção e inspeção das bagagens despachadas e de cargas aéreas; identificação dos passageiros; e conciliação das bagagens despachadas com os passageiros embarcados.
Outras ações discutidas para o período dos Jogos estão relacionadas aos procedimentos específicos de embarque e desembarque de delegações esportivas, conforme definidos pelas autoridades. Para essa preparação tem sido feita com ajuda da realização de simulados de chegadas e partidas em grupos, reproduzindo situações reais em condições normais e contingenciais, o que permite a identificação de oportunidades de melhoria nos procedimentos de segurança.
Dentro de todo esse esforço com foco em Security, os participantes do grupo de trabalho destacam especialmente a importância da coordenação e integração de todos os atores do sistema de segurança aeroportuária, incluindo agentes públicos e privados, do país ou do exterior, atuantes nas áreas operacional ou de inteligência. Pela multiplicidade de envolvidos e pela complexidade da tarefa, o alinhamento prévio é visto como potencializador da efetividade das camadas de proteção que estarão em vigor durante o evento esportivo.
Entre os personagens que compõem o sistema estão a Secretaria de Aviação Civil (SAC-PR), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Polícia Federal (PF), as Polícias Civil e Militar, a Agência Brasileira de Informação (ABIN), a Receita Federal do Brasil (RFB), a Organização Internacional de Polícia Criminal (INTERPOL), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (ANVISA), o Sistema de Vigilância Agropecuária Internacional (VIGIAGRO), as autoridades de segurança dos demais países, a empresas aéreas, operadores aeroportuários, a empresas de serviços auxiliares ao transporte aéreo, entre outros.