ABEAR fala sobre serviços aos passageiros no Senado
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) participou, na manhã desta quarta-feira (04), de Audiência Pública Interativa, no Senado Federal, sobre as propostas apresentadas pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) de mudanças nas regras de serviços aos passageiros em voos domésticos.
Eduardo Sanovicz, presidente da ABEAR, ressaltou a importância de se aprofundar o debate, apontando a necessidade de permanente evolução do setor. “O que está em debate é se queremos uma aviação que volte aos anos 90, quando se transportava de 30 a 40 milhões de passageiros, ou queremos uma aviação que se equipare a dos anos 2020, saindo dos atuais 100 milhões de passageiros e alcançando 200 milhões.”
Sanovicz também defendeu a equiparação dos padrões e procedimentos brasileiros aos internacionais, destacando que as propostas devem ser coerentes com o ambiente internacional. “A aviação está inserida em um ambiente completamente internacionalizado e cada vez que regras exclusivamente brasileiras são criadas, gera-se um custo para o passageiro, custo maior que o aplicado ao redor do planeta”, disse.
Também estiveram presentes na audiência pública o Senador Garibaldi Alves Filho (PMDB-RN); Ricardo Catanant, Superintendente de Acompanhamento de Serviços Aéreos da ANAC; José Elaeres Marques Teixeira, Subprocurador Geral da República; e Igor Rodrigues Britto, Coordenador-Geral de Estudos e Monitoramento de Mercado da Secretaria Nacional do Consumidor.