Empresas aéreas intensificam atendimento durante temporada de férias escolares
A AVIANCA, AZUL, GOL e TAM, fundadoras da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), colocaram em ação um esquema especial para agilizar o atendimento de passageiros durante a alta temporada das férias escolares, entre julho e agosto.
As principais iniciativas para garantir a tranquilidade dos passageiros contemplam a reprogramação de malha aérea, com reforço de voos em localidades de maior interesse. Aeronaves reserva para responder de forma rápida aos imprevistos, antecipação das manutenções de rotina das frotas e ampliação de estoque de peças de reposição são outras medidas tomadas.
As empresas aéreas contam, ainda, com um reforço no efetivo, por meio do remanejamento de datas de treinamentos e de férias para assegurar maior disponibilidade de equipes em aeroportos e nos demais pontos de atendimento.
“Mesmo em um ano de crise, com retração do tráfego corporativo, existe um acréscimo natural de demanda para o período das férias escolares. As companhias estão preparadas para isso, reforçando o atendimento e adaptando a malha aérea nas rotas com maior procura para garantir a regularidade das operações e uma melhor experiência de voo para o passageiro”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.
Recomendações aos passageiros
Algumas medidas simples podem facilitar o embarque de passageiros nos períodos de maior movimento nos aeroportos brasileiros. Siga as dicas ABEAR e tenha um bom voo!
Check-in antecipado
A principal recomendação a todos os viajantes é a preferência pelo check-in antecipado, por meio da internet, do celular e dos totens de autoatendimento instalados nos aeroportos.
Antecedência e atenção às normas
Recomenda-se antecedência na apresentação ao embarque de pelo menos uma hora para voos domésticos e duas horas para voos internacionais, sempre com um documento de identificação original com foto e em bom estado de conservação.
Voos nacionais: carteira de identidade, carteira de motorista, carteira de trabalho, carteira profissional (CREA, OAB). Leve também os documentos das crianças que estiverem embarcando juntos.
Voos internacionais: passaporte (alguns países exigem que o documento tenha pelo menos seis meses de validade), visto de entrada (quando exigido de brasileiros no destino a ser visitado). Alguns países latino-americanos dispensam o uso de passaporte pelos brasileiros. Como regra geral, consulte sempre a documentação necessária de acordo com o destino.
Bagagens
Atenção às normas da Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) para as especificações e limites de bagagens, tanto das despachadas como dos volumes de mão. Elas devem sempre ser identificadas pelos passageiros com dados pessoais (nome, telefone e endereço). Além disso, é recomendado o uso de bagagens em bom estado de conservação e com cadeados ou fechos de segurança resistentes.
Outras informações estão disponíveis no Guia do Passageiro ABEAR.