Demanda global de passageiros cresce 7,1% em outubro, aponta IATA
A demanda global de passageiros cresceu 7,1% em outubro, em relação ao mesmo mês do ano passado, aponta levantamento da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). Já a oferta aumentou 6,1% na mesma comparação. Com isso, a taxa de ocupação das aeronaves chegou a 83,9%, crescimento de 0,8 ponto percentual.
Com relação a demanda internacional, outubro registrou um aumento de 9,5% em relação a outubro de 2023. A oferta aumentou 8,6%. Já a demanda doméstica cresceu 3,5% no mesmo período, com a oferta crescendo 2% em relação ao ano anterior.
“A demanda forte, estável e contínua é uma boa notícia, tão importante quanto a melhoria constante nos fatores de carga. Isso mostra o ótimo trabalho que a indústria está fazendo para transportar pessoas de forma mais eficiente. Os fatores médios de assentos aumentaram cerca de 67% na década de 1990 para mais de 83% hoje. Políticos que pensam em taxar passageiros de aviões para reduzir emissões fariam bem em observar isso. Mesmo que menos pessoas voem porque os impostos tornam isso muito caro, isso não significa automaticamente emissões reduzidas porque os aviões continuarão voando, apenas com menos passageiros. Isso reverteria décadas de progresso duramente conquistado. Precisamos ver os aviões cheios para gerar os benefícios econômicos e sociais de viajar com o mínimo de emissões possível”, disse o diretor geral da IATA, Willie Walsh.
Cargas
O setor aéreo também registrou crescimento no transporte de cargas: 9,8% em outubro em comparação com o mesmo mês do ano passado (10,3% para operações internacionais). Este é o 15º mês consecutivo de crescimento. A capacidade cresceu 5,9% (7,2% para operações internacionais), fator relacionado ao crescimento internacional de carga, que aumentou 8,5%.