ABEAR reforça apoio às boas práticas de segurança operacional em workshop da ANAC
O diretor de Segurança e Operações de Voo da Associação Brasileira de Empresas Aéreas (ABEAR), Raul de Souza, reforçou nesta quinta-feira (3) o apoio da entidade às melhores práticas em segurança operacional do setor aéreo ao participar de workshop sobre o tema promovido pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) com apoio da ABEAR e do Visite São Paulo. O evento reuniu colaboradores das associadas GOL, LATAM e VOEPASS, além da Azul, e representantes da agência reguladora, do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) e das concessionárias de aeroportos Fraport, Vinci e Zurich.
“Trazer e nivelar conhecimento entre as empresas aéreas é de suma importância junto à ANAC, o DECEA e, também, com os aeroportos de menor porte que atuam na aviação regional. Foi um grande ineditismo juntar todos os stakeholders para favorecer as operações e os requisitos de segurança necessários para o transporte aéreo regular de passageiros”, afirmou o diretor da ABEAR na abertura do Workshop Melhores Práticas em Segurança Operacional.
Segundo o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da ANAC, Giovano Palma, esse tipo de evento facilita maior contato entre os atores do modal aéreo. “A aviação é feita de previsão, de planejamento. Tudo aquilo que pudermos antecipar contribui para estarmos mais preparados para quando acontecerem situações que nos demanda bastante atenção, como obras nos aeroportos ou mesmo algum incidente”, disse.
Para o chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, Brigadeiro do Ar André Gustavo Fernandes Peçanha, a ABEAR é fundamental para a coordenação com a ANAC e o DECEA. “A participação da ABEAR é imprescindível para que a gente tenha uma comunidade aeronáutica mais unida, melhorando cada vez mais a segurança aérea no país”, afirmou Peçanha.
O gerente de Planejamento e Infraestrutura Aeroportuária da GOL, Matheus Motta, que mediou um dos painéis, também destacou a importância da ABEAR no diálogo com as companhias, aeroportos e operadores aéreos. “A ABEAR é peça fundamental nesse processo, que serve de elemento consolidador das necessidades das companhias aéreas junto às necessidades dos aeroportos e, também, na articulação dos órgãos reguladores, para garantir que tenhamos a priorização das ações que visam o desenvolvimento da infraestrutura”, pontuou.
De acordo com o coordenador sênior de Segurança Operacional da LATAM, Marcelo Marcusso, o evento é fundamental para a segurança das operações. “Reunimos aqui administradores de aeroportos, empresas aéreas e reguladores do setor, os principais players da indústria. Esse tipo de troca de informações nos permite discutir temas de infraestrutura e oportunidades de melhoria na gestão de segurança.”
Também participaram do workshop o gerente do Aeroporto de Boa Vista (Vinci), Rovaldo Veloso; o diretor interino de Operações da Zurich, Anderson Pinheiro; o coordenador de Segurança Operacional da Zurich, Mario Sousa; e o diretor de Emergência e Segurança da Fraport, Carlos Schmid, entre outros representantes do setor.