Seção V da CNT apresenta agenda do setor aéreo para o Secretário Nacional de Aviação Civil
A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) e da Seção V de Transporte Aéreo de Cargas e Passageiros da Confederação Nacional de Transporte (CNT), Jurema Monteiro, coordenou nesta quarta-feira (21) uma reunião do grupo com a presença do secretário Nacional de Aviação Civil (SAC), Tomé Franca, para apresentar a atuação das entidades na seção e debater pautas prioritárias do setor aéreo.
Jurema Monteiro destacou alguns desafios enfrentados pelo setor atualmente. “A formação de mão de obra é um gargalo. Com crescimento da aviação, vamos precisar desse público, principalmente de mecânicos. É um desafio que podemos discutir de forma conjunta, incluindo a SAC, para encontrar formas de incentivar este segmento, incluindo o apoio da CNT e suas estruturas do Instituto de Transporte e Logística, o ITL, e do SEST SENAT”, afirmou a presidente da ABEAR.
Para o secretário Nacional de Aviação, a aproximação com as entidades é essencial para a secretaria entender cada vez mais a realidade do setor. “Importante participarmos dessa apresentação hoje, de entender o trabalho da CNT e da Seção V. Se estamos aqui debatendo, procurando meios para melhorias, temos lá na frente uma tomada de decisão melhor na secretaria. Temos que estar próximos do setor, fora do gabinete, ampliando a visão a partir da aproximação com quem está operando. Ninguém vive sem ser impactado pela aviação, direta ou indiretamente”, disse o secretário.
Franca destacou também a importância de debater a judicialização no setor aéreo. “Há diferentes interpretações na visão de cada juiz, sem uma padronização, e a partir disso vemos esse alto número de causas envolvendo dano moral. É preciso enfrentar o tema, assim como o preço do querosene de aviação (QAV)”, disse Franca.
Participaram também da reunião o diretor de Relações Institucionais da CNT, Valter Souza; o presidente da Aeroportos do Brasil (ABR), Fabio Rogério Carvalho; o presidente da Associação Brasileira de Aviação Geral (ABAG), Flávio Pires; o diretor do Sindicato Nacional das Empresas de Taxi Aéreo (SNETA), Gilberto Scheffer; o diretor do SJK Airport e ex-secretário Nacional de Aviação Civil, Ronei Glanzmann (representando o Sindicato Nacional das Empresas de Administração Aeroportuária – SINEAA); e da assessora especial do Ministério de Portos e Aeroportos, Thairyne Oliveira.