ABEAR participa de cerimônia de abertura do Salão do Turismo

Foto: Roberto Castro/ Mtur

 

A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) participou, na última sexta-feira (09), da cerimônia de abertura do Salão do Turismo: Conheça o Brasil, evento promovido pelo Ministério do Turismo que ocorreu no Rio de Janeiro. A solenidade contou com as presenças do vice-presidente da República, Geraldo Alckmin, e do ministro do Turismo, Celso Sabino. 

Durante a cerimônia, foi lançado o Plano Nacional de Turismo (PNT) 2024-2027, documento que contém metas para o setor para os próximos três anos. De acordo com o plano, o número de viagens nacionais deve passar de 93 milhões para 150 milhões e o número de turistas internacionais deve alcançar os 8,1 milhões. A expectativa é que as receitas geradas pelos turistas estrangeiros cheguem a US$ 8,1 bilhões.

Renato Rabelo, Gerente de Relações Institucionais da ABEAR, destacou que a aviação tem grande importância para o desenvolvimento do turismo nacional. “O turismo tem um papel fundamental no desenvolvimento econômico do país e a aviação é um dos principais fatores de impulsionamento, reduzindo distâncias e permitindo o acesso rápido a diversos destinos”, declarou. 

O vice-presidente Geraldo Alckmin falou da importância do aumento da geração de empregos no Brasil para o desenvolvimento do turismo. “É o setor terciário da economia, serviços, que vai segurar emprego e renda, em especial no turismo. O emprego no Brasil cresceu; nós estamos com 102 milhões de pessoas ocupadas. Isso é bom para o turismo”, disse Alckmin.

Para o ministro Celso Sabino, esse tipo de evento é capaz de ampliar a visibilidade dos atrativos nacionais e desperta o interesse por viagens pelo país. “O Salão do Turismo proporciona visibilidade ao árduo trabalho de milhares de pessoas que têm nessa atividade a sua maior fonte de trabalho e renda”, afirmou Sabino. 

Conselho Nacional de Turismo

A ABEAR também participou, durante o Salão do Turismo, da 61ª reunião do Conselho Nacional de Turismo (CNT). No encontro foram debatidas as ações voltadas à proteção climática, segurança turística e à gestão de crises e riscos no turismo. 

O CNT é um órgão colegiado de assessoramento do Ministério do Turismo composto por representantes de órgãos públicos do Poder Executivo Federal e da administração indireta e por entidades dos diversos segmentos relacionados à atividade turística.

 

*Com informações do Ministério do Turismo

Acesse todas as notícias