Demanda global por viagens aéreas cresceu 13,8% em março
A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais registrou aumento de 13,8% em março, em relação ao mesmo mês de 2023, informou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A oferta, por sua vez, cresceu 12,3% em igual comparação. Com isso, o aproveitamento das aeronaves ficou em 82%, uma expansão de 1 ponto percentual.
“A demanda por viagens é sólida. E tudo indica que deve seguir crescendo com a temporada de verão no Hemisfério Norte. É fundamental que tenhamos capacidade para satisfazer esta procura e garantir uma experiência de viagem sem complicações para os passageiros. Isso significa que é urgente resolvermos os problemas da cadeia de suprimentos para que os aeroportos e a gestão de tráfego aéreo operem com máxima eficiência. Embora as companhias aéreas estejam preparadas para o atendimento e assistência ao passageiro quando surgem problemas, elas estão sobrecarregadas em arcar com os custos quando atrasos e cancelamentos são o resultado de uma má preparação em outras partes da cadeia produtiva”, afirmou o diretor geral da IATA, Willie Walsh.
Cargas
O transporte aéreo global de cargas teve expansão de 10,3% em março, em relação ao mesmo período de 2023. A oferta registrou aumento de 7,3% na mesma comparação. Assim, o aproveitamento das aeronaves para essa atividade foi de 47,3%, crescimento de 1,3 ponto percentual.