Demanda global por viagens aéreas cresceu 21,5% em fevereiro
A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais registrou crescimento de 21,5% em fevereiro, em relação ao mesmo mês de 2023, informou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA). A oferta, por sua vez, teve alta de 18,7% em igual comparação. Com isso, o aproveitamento das aeronaves ficou em 80,6%, o que representou uma expansão de 1,9 ponto percentual.
“O forte início de 2024 continuou em fevereiro, com todos os mercados, exceto a América do Norte, reportando um crescimento de dois dígitos no tráfego de passageiros. Há boas razões para estarmos otimistas quanto às perspectivas da indústria em 2024, à medida que as companhias aéreas aceleram os investimentos na descarbonização e a procura dos passageiros mostra resiliência face às incertezas geopolíticas e econômicas”, afirmou o diretor geral da IATA, Willie Walsh.
Cargas
O transporte aéreo global de cargas teve expansão de 11,9% em fevereiro, em relação ao mesmo período de 2023. A oferta registrou aumento de 13,4% na mesma comparação. Assim, o aproveitamento das aeronaves para essa atividade foi de 45,1%, o equivalente a um recuo de 0,6 ponto percentual.