ABEAR debate a qualidade do serviço prestado pelas companhias aéreas com o Secretário Nacional do Consumidor
A presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro, juntamente com representantes das associadas GOL e LATAM, mais Azul, reuniu-se nesta quinta-feira (7) com o Secretário Nacional do Consumidor, Wadih Damous, e o diretor do Departamento de Proteção e Defesa do Consumidor (DPDC) da SENACON, Vitor Hugo do Amaral Ferreira, para debater a qualidade do serviço prestado pelas companhias aéreas, tendo como ponto de partida os dados coletados pela plataforma Consumidor.gov. Também estiveram presentes representantes da Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA) e da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo (ALTA).
“Já nos reunimos em outras ocasiões com as entidades do setor para debater este tema. E agora, com a participação das empresas aéreas, vemos que o assunto cresce e é importante para acompanharmos”, disse Damous durante a abertura da reunião. O secretário afirmou que nos próximos dias deve ser publicada uma portaria que cria um comitê da SENACON para debater a prestação de serviços no setor aéreo, com reuniões sazonais reunindo os players do setor, a fim de analisar os tipos de reclamações e soluções.
“Para nós é sempre uma satisfação participarmos desta agenda com a SENACON e analisarmos esses dados. Os números de 2023 do Consumidor.gov mostram que, passados os anos de pandemia, estamos em constante melhoria no atendimento ao consumidor. Se analisarmos a quantidade de passageiros que transportamos nós temos, proporcionalmente, um número pequeno de casos. Mas entendemos que cada usuário deve ser tratado da melhor forma, por isso estamos sempre buscando a evolução desses indicadores”, afirmou Jurema Monteiro. Em 2023, até outubro, o índice de solução das companhias aéreas na plataforma é de 81,8%. Em 2022 o índice foi de 75,3%.
O diretor de Relações Externas da IATA no Brasil, Marcelo Pedroso, destacou a importância do Consumidor.gov para o setor aéreo. “Hoje a plataforma é uma forte aliada das empresas aéreas para diminuir a judicialização. É possível com isso analisar os casos e resolver o problema na raiz, evitando o oneroso litígio, dando celeridade para o setor”, disse.
O comitê, anunciado por Damous, deve debater planos de ação para reduzir o número de reclamações, análise dos tipos de chamados não resolvidos, além de esforços para divulgar o Consumidor.gov para os usuários do transporte aéreo.