Empresas aéreas registram melhora no relacionamento com consumidores pelo 3º trimestre consecutivo
As empresas aéreas brasileiras registraram melhora em todos os índices medidos pela plataforma Consumidor.gov, no 2º trimestre deste ano em comparação com igual período de 2022, divulgou hoje (29) a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). É o terceiro trimestre consecutivo de bom desempenho em todos os indicadores da plataforma, após o 4º trimestre de 2022 e 1º trimestre deste ano.
Foram registradas de abril a junho deste ano, 20.280 reclamações referentes às empresas aéreas, que no mesmo período transportaram 26,3 milhões de pessoas no mercado doméstico. Isso representa 77,1 reclamações para cada 100 mil passageiros: uma queda de 32,8% na comparação com o 2º trimestre de 2022.
“Chegamos à marca de três trimestres de melhora consecutiva. Os dados do Consumidor.gov mostram como as companhias aéreas brasileiras estão constantemente dispostas a aprimorar a eficiência operacional e o atendimento ao cliente, com índices exemplares. Tudo isso para oferecer aos passageiros a melhor experiência de voo”, afirma a presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Jurema Monteiro.
A solução de reclamações pelas empresas aéreas registrou um aumento de 8,1% em relação ao mesmo período do ano passado, com 82,9% das reclamações resolvidas. A nota de satisfação dos passageiros com o serviço das companhias aéreas cresceu 20,3%, com uma nota de 3,7 em uma escala de 1 a 5. O tempo de resposta também melhorou, chegando à marca de 4,5 dias, o que representa uma retração de 3,4%.
Confira aqui o estudo completo do Consumidor.gov.