Empresas aéreas registram melhora no relacionamento com consumidores pelo segundo trimestre consecutivo
As companhias aéreas brasileiras registraram melhora em todos os índices medidos pela plataforma Consumidor.gov, no 1º trimestre deste ano em comparação com igual período de 2022, divulgou a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC). Esse bom desempenho já havia sido detectado no 4º trimestre do ano passado.
De acordo com os dados do Consumidor.gov, foram registradas no 1º trimestre deste ano 20.879 reclamações referentes às empresas aéreas, que no mesmo período transportaram 27,4 milhões de pessoas no mercado doméstico. Isso representa 76,1 reclamações para cada 100 mil passageiros: uma queda de 55,1% na comparação com o 1º trimestre de 2022.
“Os dados do Consumidor.gov refletem como as empresas aéreas brasileiras buscam constantemente aprimorar a eficiência operacional, com índices de regularidade e pontualidade similares às melhores práticas globais. Tudo isso para oferecer aos passageiros a melhor experiência de voo possível, conectando o país, transportando mais pessoas e ampliando a quantidade de destinos atendidos”, afirma a presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas, Jurema Monteiro.
A solução de reclamações pelas empresas aéreas registrou um aumento de 14,8% em relação ao 1º trimestre do ano passado, com 80,9% das reclamações resolvidas. A nota de satisfação dos passageiros com o serviço das companhias aéreas teve um salto de 27,9%, ou 3,5 em uma escala que vai de 1 a 5. O tempo de resposta também mostrou bom desempenho, ao ficar em 4,9 dias, o que representou uma retração de 21%.
Confira os dados do 4º trimestre de 2022: https://www.abear.com.br/imprensa/agencia-abear/noticias/relacionamento-das-empresas-aereas-com-o-consumidor-melhora-em-todos-os-indices-no-4o-tri-de-2022-segundo-o-boletim-do-consumidor-gov/