ABEAR e IATA apresentam principais temas do setor aéreo para a Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República
A Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), representada pelo o assessor de Relações Institucionais, Renato Rabelo, e a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA), representada pelo diretor de Relações Externas no Brasil, Marcelo Pedroso, se reuniram na última quarta-feira (1) com o secretário executivo da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência da República (SRI), Olavo Noleto, para uma apresentação institucional das entidades e, também, para tratar sobre os principais temas do setor aéreo para 2023. Foram discutidas três agendas prioritárias: os custos relacionados ao querosene de aviação (QAV), tributação sobre o transporte aéreo; e medidas regulatórias do setor.
O secretário Olavo Noleto agradeceu a proatividade das associações em buscar um diálogo com a secretaria. “Todos os temas trazidos pelo setor serão analisados pelo Poder Executivo sempre com um olhar técnico, sem juízo de valor, visando melhorias que contribuam tanto para a aviação, quanto para a sociedade como um todo”, afirma.
De acordo com Renato Rabelo, é muito importante levar a agenda da aviação ao conhecimento da secretaria. “A SRI tem como atribuição coordenar a interlocução do Poder Executivo com as organizações da sociedade civil e com o Congresso Nacional, por isso a importância de levarmos ao conhecimento do Ministro Padilha e do Secretário Olavo a agenda de 2023, que foi construída com foco na competitividade, na sustentabilidade do negócio e na redução de custos”, completa.