Companhias aéreas transportaram gratuitamente 5,7 mil itens para transplantes em 2022
As companhias aéreas brasileiras transportaram gratuitamente 5.737 itens para transplantes (órgãos, tecidos, equipes e materiais, entre outros) em 2022, de acordo com dados da Central Nacional de Transplantes (CNT), órgão ligado ao Sistema Nacional de Transplantes, do Ministério da Saúde. Considerando a operação da Força Aérea Brasileira (FAB), empresas estrangeiras, trajetos terrestres e outros transportes foram embarcados 2.100 itens, totalizando uma movimentação de 7.837 órgãos, tecidos, equipes e materiais no ano passado.
Desde 2014, quando a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR) criou o Programa Asas do Bem, com o objetivo de divulgar a importância da doação e do transporte gratuito de órgãos, tecidos, equipes médicas e materiais as empresas aéreas brasileiras já transportaram 58,6 mil itens.
“Temos orgulho de fazer parte desse esforço colaborativo da aviação comercial, em parceria com ministérios como o da Saúde, autoridades aeronáuticas e aeroportos, entre outros diversos parceiros, para perpetuar vidas. Somente a aviação pode alcançar localidades mais distantes em tempo hábil para que o transplante seja efetuado com sucesso. Isso demonstra a importância da retomada da operação aérea e da conectividade nacional”, afirma o presidente da ABEAR, Eduardo Sanovicz.
Esforço colaborativo
A contribuição da aviação comercial no transporte de órgãos teve início em 2001. O esforço inclui atualmente, além da ABEAR e suas associadas, outras companhias aéreas, o Ministério da Saúde (CNT), Secretaria Nacional de Aviação Civil (SAC), o Comando da Aeronáutica (Força Aérea Brasileira – FAB, Departamento de Controle do Espaço Aéreo – DECEA, e Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea – CGNA), a Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), a Infraero e aeroportos concessionados, por meio da Aeroportos Brasil (ABR).
Em 2018, a ABEAR lançou a Jornada Asas do Bem, uma série de palestras presenciais e online para destacar a importância da doação de órgãos e a contribuição da aviação para viabilizar os transplantes. As apresentações foram realizadas pelo publicitário Alexandre Barroso, três vezes transplantado, e percorreram 15 estados e o Distrito Federal, reunindo cerca de 4 mil pessoas em eventos promovidos por hospitais, centrais de transplantes, companhias aéreas e iniciativas sociais. Em 2020, devido a pandemia do novo coronavírus, foram realizadas lives com Barroso e profissionais de saúde para promover o tema no Instagram e YouTube.