Demanda global por viagens aéreas cresce 76% em março, diante de igual mês de 2021

A demanda global por viagens aéreas domésticas e internacionais em março de 2022 aumentou 76% em relação ao mesmo mês de 2021, informou a Associação Internacional de Transporte Aéreo (IATA, na sigla em inglês). Em paralelo, a oferta cresceu 46% na mesma comparação. E a taxa de ocupação dos voos foi de 74,7%, uma alta de 12,7 pontos percentuais em igual período de análise. A IATA ressalta que os impactos do conflito na Ucrânia sobre a demanda de viagens aéreas foram bastante limitados, enquanto os efeitos relacionados à variante Ômicron continuaram restritos, em grande parte, aos mercados domésticos asiáticos.

“Com as barreiras para viajar sendo derrubadas na maioria dos destinos, observamos finalmente o aumento esperado com a demanda reprimida. Infelizmente, também notamos longos atrasos em muitos aeroportos com recursos insuficientes para lidar com os números crescentes. Isso deve ser resolvido com urgência para evitar frustrações de passageiros”, afirma o diretor-geral da IATA, Willie Walsh.

Cargas

A demanda global por transporte aéreo de cargas caiu 5,2% em relação a março de 2021, e a oferta foi 1,2% maior no mesmo período de análise. Já o aproveitamento das aeronaves foi de 54,9%, uma retração de 3,7 pontos percentuais.

Acesse todas as notícias