Relacionamento das empresas aéreas com o consumidor melhora em todos os índices no 2º trimestre, segundo ANAC
O desempenho das companhias aéreas brasileiras no relacionamento com os consumidores registrou melhoria em todos os índices medidos pelo Boletim do Consumidor.gov, divulgado pela Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC), durante o segundo trimestre deste ano, em relação a igual período de 2020. De acordo com o levantamento, o índice de reclamações para cada grupo de 100 mil passageiros transportados foi de 145,9, o que representou uma queda de 74,4%.
O índice de solução das reclamações, medido pelos próprios consumidores, foi de 81,2% no segundo trimestre deste ano, um aumento de 22,1% em comparação com o mesmo período de 2020. O índice de satisfação, calculado por meio de notas dos passageiros que vão de 1 a 5, foi de 3,6, o que representou uma alta de 32,8%. O tempo de resposta das companhias às reclamações dos passageiros, por sua vez, foi de 3,8 dias, um crescimento de 45,5%.
“Esses resultados comprovam o esforço contínuo das companhias aéreas para aprimorar o relacionamento com os consumidores, diante de uma pandemia que teve um severo impacto para a operação aérea. É importante lembrar que no auge da crise firmamos compromissos com o Ministério Público Federal e com a Secretaria Nacional do Consumidor, que mais tarde se tornaram leis, para preservar os direitos dos passageiros”, diz o presidente da Associação Brasileira das Empresas Aéreas (ABEAR), Eduardo Sanovicz.