Desistência da viagem
ou do voo de ida
Quando o passageiro desiste da viagem e solicita o cancelamento da passagem, ele pode optar pelo reembolso. Para que ele seja feito de forma integral é necessário entrar em contato com a companhia aérea até 24 horas a partir do recebimento do comprovante de compra da passagem. Essa regra se aplica apenas se a compra tiver sido realizada com antecedência de pelo menos 7 dias em relação ao voo.
Fora desses prazos, o valor a ser ressarcido varia de acordo com o tipo de tarifa. Veja as regras de reembolso:
GOL
Tarifa Light: não reembolsável
Tarifa Plus: reembolso de 40% do valor da tarifa
Tarifa Max: reembolso de 95% do valor da tarifa
Tarifa Light: não reembolsável
Tarifa Plus: reembolso de 40% do valor da tarifa
Tarifa Premium Economy: reembolso de 95% do valor da tarifa
Mais informações no site da GOL.
LATAM
Tarifa Light: não reembolsável
Tarifa Plus: reembolso de 40% do valor da tarifa
Tarifa Top: reembolso de 100% do valor da tarifa
Tarifa Light: não reembolsável para EUA e Canadá. Para outros destinos, reembolso de 20% do valor da tarifa.
Tarifa Plus: reembolso de 30% do valor da tarifa
Tarifa Premium Economy Plus: não reembolsável para EUA e Canadá. Para outros destinos, reembolso de 20% do valor da tarifa
Tarifa Premium Business Plus: não reembolsável para EUA e Canadá. Para outros destinos, reembolso de 20% do valor da tarifa
Tarifa Premium Business Top, Premium Economy Top e Top: reembolso de 100% do valor da compra
Mais informações no site da LATAM.
MAP
Tarifa Light: não reembolsável
Tarifa Basic: cobra-se taxa de 70% do valor da tarifa
Tarifa Plus: cobra-se taxa de 40% do valor da tarifa
Tarifa Top: cobra-se taxa de 5% do valor da tarifa
Mais informações no site da MAP.
VOEPASS
Tarifa Basic: cobra-se taxa de 70% do valor da tarifa
Tarifa Plus: cobra-se taxa de 40% do valor da tarifa
Tarifa Top: cobra-se taxa de 5% do valor da tarifa
Mais informações no site da VOEPASS.
Desistência do voo de ida — no show
Se você comprou seus voos de ida e de volta juntos e desistiu do primeiro trecho (o chamado “no show”), ainda pode garantir o trecho de retorno. Para isso, é preciso entrar em contato com a companhia aérea avisando o não comparecimento no primeiro embarque até o horário do voo adquirido. Esse procedimento também evita a cobrança de eventual multa contratual.
Se entrar em contato com a companhia aérea após o horário do voo de ida, pode ter a opção de garantir o da volta pagando uma taxa. Caso não faça contato com a companhia aérea, o trecho de volta é cancelado.